O gaúcho Rodrigo Schmitt de Andrade é o mais novo desenvolvedor brasileiro a lançar um aplicativo para iPhones/iPods touch, o Entregas. Sua proposta? Calcular custos de frete pelos Correios e, é claro, fazer o rastreamento de encomendas.
![]() |
![]() |
![]() |
Quando ele entrou em contato comigo para falar do app, no começo desta semana, não pude deixar de lembrar do caso do brMail, desenvolvido pelo Joaquim Venancio. Prontamente o Rodrigo entrou em contato com os Correios, que liberaram a existência do Entregas com base em três fatores: 1) Ele não faz consulta de CEPs e endereços. 2) O app obrigatoriamente tem que ser gratuito. 3) É preciso deixar claro e destacado que os valores informados pelo sistema são apenas estimativas.
Sabendo disso tudo, o Rodrigo pode agora respirar tranquilo — e nós também. 🙂 Em sua primeira versão, o Entregas traz uma interface ainda bem simplezinha, mas que já prevê o envio de encomendas via SEDEX, SEDEX 10, SEDEX Hoje ou PAC. Este último é o mais problemático, visto que por enquanto não considera as dimensões da caixa — dado fundamental para uma previsão mais apurada do custo. A área de rastreio usa a própria interface do site dos Correios, então não há novidade por lá.
![]() |
![]() |
![]() |
Assista a um vídeo produzido por ele mesmo:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=I59bT6GZsa0[/youtube]O Rodrigo ainda contou ao MacMagazine que já trabalha na versão 1.1 do Entregas, prometendo correções e alguns ajustes como memorização do CEP de origem e do código de rastreamento, e aprimoramentos diversos na interface do programa.
O Entregas requer o firmware 3.0 ou superior de iPhones/iPods touch e não custa nada na App Store (~400KB).