O melhor pedaço da Maçã.

Classilla leva navegador web moderno para o Mac OS 9

ClassillaO título pode parecer estranho: afinal, o X está entre os usuários finais há quase nove anos (mas para desenvolvedores já passou disso). No entanto, ainda existem usuários do Mac OS 9 por aí, e eles ainda conseguem viver bem com o antecessor do Mac OS X em quase todos os aspectos, exceto ao navegar pela web atual.

Publicidade

Assim como praticamente tudo que roda no sistema clássico, os softwares mudaram bastante de lá pra cá, modernizando-se com novas tecnologias que hoje nos oferecem serviços indispensáveis. Mas como nada disso pode chegar a eles depois de tantos anos, são projetos como o Classilla que prometem levar a experiência de navegação moderna para esses usuários.

A arquitetura do browser em si não é nova: ela vem do WaMCom, um projeto open source baseado no código-fonte da Mozilla, que, apesar de abandonado em 2003, foi portado para o Mac OS 9 e virou o Classilla, que ainda está sendo aprimorado por uma comunidade que aparenta levar a iniciativa a sério. Apesar de parecer um trabalho fácil, depois desses seis anos, a principal missão deles ainda é aplicar patches de segurança para as falhas descobertas pela comunidade da Mozilla desde então.

Publicidade

Mesmo assim, os desenvolvedores da comunidade liberaram o navegador para o público interessado em testá-lo. Ele ainda não está pronto, mas já tem o necessário para oferecer uma experiência de navegação atual aos que estão acostumados com o Netscape ou o Internet Explorer 5. E tem mais: caso você conheça C ou C++ e ainda lembre como usar o Metrowerks (hoje conhecido como CodeWarrior), pode oferecer uma ajudinha para os nostálgicos.

No site oficial do projeto, a justificativa dada para o desenvolvimento do Classilla é manter o sistema clássico da Apple vivo. No entanto, é impossível eles não saberem que foi o próprio Steve Jobs que o “enterrou”:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Cl7xQ8i3fc0[/youtube]

Para os que não sabem, foi nessa apresentação que o suporte ao ambiente de desenvolvimento clássico da Apple foi eliminado do Mac OS X, na época do lançamento do 10.2 Jaguar.

[Via: Slashdot.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo experimento do Gmail Labs adiciona chave de segurança contra phishing em emails

Próx. Post

Intel poderá adiar linha móvel baseada na plataforma Nehalem para outubro

Posts Relacionados