O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Intel poderá adiar linha móvel baseada na plataforma Nehalem para outubro

Se a atualização no cronograma da Intel corroborada pelo DigiTimes for verdadeira, só veremos CPUs da nova linha móvel da Intel entre o fim de setembro e o início de outubro. Com o codinome Clarksfield, a nova família de chips é baseada na mesma arquitetura quad-core dos Xeon Nehalem usados no Mac Pro 2009 — não espere a mesma performance, claro. 😛

Publicidade

Processador Intel

Não foram dadas razões para o adiamento, mas estima-se que o envelope térmico dos processadores baseados nessa arquitetura dificultará a sua adoção. Ao que tudo indica, a nova família carregará a marca Core i7 e será inicialmente composta de três modelos com velocidades de 1,6GHz, 1,73GHz e 2GHz, respectivamente.

Apesar de as velocidades serem menores que os 3,06GHz encontrados hoje no Core 2 Duo topo de linha dos MacBooks Pro, os chips entrarão no mercado consumindo 45W, o que de cara já compromete o seu uso em notebooks de dimensões mais modestas. O estranho é que nenhum deles despreza os benefícios que a Intel trouxe este ano para aumentar o desempenho e a eficiência energética dos seus chips, como o uso de um controlador integrado de memória e suporte a Hyperthreading.

Publicidade

O adiamento para outubro coincide com o primeiro ano de lançamento dos novos notebooks unibody da Apple. Mesmo que a nova família de processadores quad-core ainda não seja adequada para uso em qualquer portátil — no caso da Apple, apenas os seus modelos de 15 e 17 polegadas se enquadrariam, creio eu —, ela é forte candidata para ser usada em iMacs.

[Via: Engadget.]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Classilla leva navegador web moderno para o Mac OS 9

Próximo Artigo

Microsoft Office 2010 irá para web; Technical Preview já vazou

Posts Relacionados