O melhor pedaço da Maçã.

iPhone se torna câmera mais popular no Flickr

Há exatamente uma semana, meu amigo Lonnie Lazar, do Cult of Mac, publicou um artigo com um gráfico que mostrava domínio total do iPhone no Flickr — reflexo da chegada do 3GS, evidentemente. Quando eu fui conferir a informação, porém, a linha havia se modificado de maneira bastante brusca e estranha (o Photojojo também a registrou), deixando-o na segunda posição durante os últimos dias.

Publicidade

Prontamente entramos em contato com a assessoria de imprensa do Yahoo!. Eles não comentaram a mudança no gráfico, mas se apressaram em corrigi-lo, comprovando que a tendência é mesmo real:

iPhone é a câmera mais popular do Flickr

Em um espaço de tempo curtíssimo, o iPhone pulou da terceira posição para a primeira, deixando para trás dois modelos super populares de *câmeras fotográficas* (leia de novo!) da Canon, a EOS Digital Rebel XSi e a EOS Digital Rebel XTi.

Publicidade

Considerando apenas cameraphones, então, a discrepância fica cada vez maior:

iPhone é a câmera mais popular do Flickr

Caso você não se lembre, o iPhone ultrapassou o Nokia N95 (com sua “toda-poderosa” câmera de 5 megapixels com lentes Carl Zeiss) no começo de maio de 2008 (!), um pouquinho antes do que dá pra ver bem na esquerda do gráfico acima. Recentemente, o único que teve um ganho modesto por lá foi o BlackBerry Storm 9530, hoje numa terceira e longínqua posição — não ameaça nem o chulé do smartphone da Apple.

Publicidade

Mas tem um (grande) porém nessa história toda: ao menos por enquanto, o iPhone é identificado no Flickr — por culpa da própria Apple, que preferiu assim — apenas como “iPhone”, independentemente se estamos falando do modelo de primeira geração, do 3G ou agora do 3GS. Isso acarreta dois problemas chatos: o primeiro, conforme você pode ver na screenshot abaixo, é que as características técnicas de sua página de especificações estão erradas, indicando que ele possui hoje uma câmera de 2 megapixels, enquanto o 3GS já conta com uma de 3.

iPhone é a câmera mais popular do Flickr

Depois, o gráfico de popularidade do aparelho no Flickr é resultado da soma de fotos enviadas pelas três gerações — ou seja, uma Nokia da vida sai perdendo, já que usuários do N95 não se somam com os do N96 ou do N97. Idem aos diversos modelos de câmeras da Canon.

A Apple não tem menos mérito com o estouro de uso do seu produto em todo o mundo, mas é sempre bom observar esses detalhes para que se possa fazer uma análise mais correta dos números.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rumor do dia: netbook/tablet da Apple poderá chegar em outubro por US$800

Próx. Post

David Watanabe se prepara para lançar Xtorrent 2 para o Mac OS X

Posts Relacionados