O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Tablet da Apple poderá usar processadores próprios da PA Semi com poder semelhante ao de netbooks

Mockup de MacBook Touch

Parece que eu estava adivinhando: no final do meu post sobre os boatos recorrentes de uma iTablet, hoje cedo, mostrei minha torcida para a possibilidade de ela finalmente incorporar chips da PA Semi, adquirida em abril de 2008 pela Apple. Algo do tipo já é discutido há mais de um ano.

Publicidade

De acordo com uma matéria desta tarde publicada pelo VentureBeat, o processador da tão falada tablet foi desenhado por uma equipe de dentro da própria Apple. Depois da compra da fabricante de chips, por US$278 milhões, a firma de Cupertino teria dividido a sua equipe — que conta com grandes engenheiros como Dan Dobberpuhl e Jim Keller — em duas, uma focada em chips portáteis baseados em ARM para iPhones e iPods, a outra incumbida da tarefa de criar um chip para uma tablet/netbook.

Mockup de MacBook Touch
Mockup de MacBook Touch

Tais informações, se unidas com detalhes de patentes descobertas recentemente, corroboram a ideia de que a tal iTablet não seria simplesmente um “iPod touch gigante”, isto é, ela rodará provavelmente uma versão enxuta (Lite) do próprio Mac OS X — 10.6 Snow Leopard, de preferência. Ainda assim, o hardware utilizado poderá ser baseado em ARM, quem sabe um Cortex A9 com múltiplos núcleos, o que viabilizará um rápido processamento com baixo uso de energia.

Sendo assim, eu aposto mesmo num MacBook touch. Ou melhor: iBook, anunciado num evento especial da Apple — quem sabe na sua própria sede em Cupertino, no meio de outubro — com uma grande aparição de Steve Jobs, retomando uma keynote depois de mais de um ano longe dos holofotes. 😀 Já vejo a AAPL disparando…

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Mobits Button Soccer: MacMagazine experimenta jogo de futebol de botão da Mobits, ainda em desenvolvimento

Próximo Artigo

WebKit para Leopard agora suporta transformações tridimensionais em CSS; confira demonstração

Posts Relacionados