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Aprenda como figurar nos Top 10 da iPhone App Store

Apps saindo de um iPhone 3G

Apps saindo de um iPhone 3GTudo estava perfeito no meu plano de lançar o app de maior sucesso da App Store. Não satisfeito em fazer algo inovador e também completamente revolucionário, eu tinha feito um aplicativo de funcionalidade única.

Claro, ele seria exclusivo para o iPhone, e eu teria até participações no lucro das vendas dos aparelhos. O Steve Jobs teria de reconhecer minha genialidade. Hahaha!

Mas, espere aí… Como farei para ser notado entre mais de 65 mil aplicativos existentes?!

Novos desenvolvedores como eu, er… o cara da história, vivenciam diariamente esse questionamento. Após seguir todos os passos necessários para publicar suas criações na App Store é que eles se dão conta de que o trabalho apenas começou e que ainda é preciso fazer com que ele se torne conhecido. Pensando nesses aventureiros digitais, o The Wall Street Journal publicou um conjunto de dicas em seu blog de tecnologia, o Digits.

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Antes de mais nada, que fique claro que eu não pretendo fazer uma tradução ipsis litteris, quero apenas compartilhar (humpf!) alguns segredos compilados pelo jornal americano. Então, vamos lá! 😉

Envie promo codes para o MacMagazine

Todo desenvolvedor brasileiro sério sabe que, quando acontece uma promoção no site, os leitores além de se divertirem tentando ganhar um código, não deixam de ficar sabendo sobre o lançamento do seu aplicativo ou jogo, e ficam comentando — principalmente aqueles que ganharam — com os amigos por toda a semana, e ainda postam comentários no Twitter.

E mesmo os que chegam atrasados também acabam comprando. Portanto, não esqueça de enviar códigos promocionais suficientes para nós (e para outros veículos que achar interessante, é claro). Não esqueça, também, de mandar alguns extras para os membros da equipe. Além de ficarmos contentes, também somos formadores de opinião e podemos garantir mais vendas.

Promoção boca-a-boca

Segundo os profissionais do assunto, a primeira semana é crucial para ser notado. É nela que você tem de ser mencionado o máximo possível sem gastar um tostão. Alguns desenvolvedores de sucesso são a favor da regra dos 50 códigos — que dita que este deve ser o número máximo a ser distribuído — para (e tão somente para) nomes importantes.

O complicado aqui é que nem todo mundo vai ser ouvido pelo Kevin Rose ou pelo Leo Laporte… quem dirá pelo Guy Kawasaki. Se você já trocou figurinha com alguns nomes importantes, essa é uma ideia até válida. Converter parte da renda das vendas para caridade ajuda bastante, e cria uma ligação até emocional com os futuros consumidores.

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Se você tem alguma bala na agulha e pretende investir pesado na divulgação do seu aplicativo, vale a pena analisar algumas opções. Considere investir em publicidade online, como o Google AdWords. Redes mantidas pela Greystripe e AdMob também são boas opções. Todas elas podem lhe conseguir espaços e divulgação efetiva.

Você criou um jogo? Um guia de receitas? Um utilitário voltado para estudantes? Procure listar sites relacionados à sua temática e veja em qual deles o montante disponibilizado para publicidade poderá ser mais bem usado. Nem sempre podemos fazer como grandes nomes como a Electronic Arts, que criou uma página exclusiva de divulgação no site da Apple. Investir no Facebook e no Orkut pode vir a render bons frutos também.

Preocupe-se em ser visto nessa primeira fase, talvez não seja na primeira empreitada que você figure entre os dez mais procurados. Mas com certeza ficará ainda mais fácil da próxima vez.

Escolha uma categoria não tão concorrida

Na App Store existem 20 categorias, e se uma busca simples por uma calculadora de gorjetas pode gerar resultados em no mínimo três delas — Finanças, Produtividade, Utilitários e até Viagens —, o segredo do sucesso aqui é procurar por uma que não seja tão visada.

Jogos triviais poderão se beneficiar nos resultados se estiverem na categoria Entretenimento, visto que os grandes produtores de jogos tendem a listar seus títulos em Jogos.

Defina uma data de lançamento

Ao submeter sua criação à aprovação da Apple, é preciso definir uma data de lançamento. Escolha com cuidado este dia, já que ele pode ser bastante especial. E procure defini-lo com uma certa antecedência, pois todos nós sabemos que imprevistos acontecem.

Aprovando aplicativos para a App Store
Aprovando aplicativos para a App Store

Dependendo do público ao qual se destina, certas datas comemorativas ou até mesmo certos dias da semana podem vir a interferir tanto na procura quanto na venda. Se você tiver estabelecido uma parceria com algum site, faça o lançamento num dia em que as visitas são conhecidamente superiores: é certo que um número maior de pessoas ficará sabendo do seu produto.

Ofereça descontos

Estamos vivendo um momento de crise, não se esqueça! A recessão bate à porta dos países mais ricos, então tenha em mente que, entre os que estão em desenvolvimento, um desconto no preço é sempre muito bem-vindo.

Crie versões gratuitas

Elas são perfeitas para deixar todos com a boca salivando. A Elma Chips é que estava certa! Há certas coisas nesse mundo que é impossível ter um só. Sejam níveis de um jogo, funcionalidades num software. Aqui, se você for esperto, tornará seu aplicativo popular e facilmente terá uma boa receita nas vendas.

kilpustim

Hein!? É com essa sensação de “que p**** esse cara estava pensando?”, que as pessoas irão ficar se o nome que você escolher para o aplicativo for, digamos, usual, ou subjetivo demais. Batizá-lo com base em palavras-chave ajuda não somente na descoberta acidental, como também na memorização. Se eu já sofro com todo mundo que escreve o meu nome errado, imagine o futuro da sua obra no limbo do esquecimento!

Inspire-se em ideias de sucesso

Depois do sucesso de títulos como o iFart (eww!), que deixaram o autor rico (droga, droga!… Por que eu não pensei nisso antes?!), muitos desenvolvedores têm alcançado relativo sucesso seguindo o exemplo. Eu, particularmente, prefiro dar uso novo a algo já “teoricamente” esquecido.

Foco em regiões específicas

Embora saibamos que cada país tem sua loja em particular e que algumas delas são deveras carentes no número de soluções, insistimos em querer disponibilizar apenas nas grandes lojas, onde seremos só mais um nome na lista.

Talvez fazer um pequeno esforço para adaptá-lo para públicos pouco atendidos pelos grandes nomes seja a jogada de mestre que poderá garantir o reconhecimento do seu trabalho (e também uma carteira polpuda, o que é melhor ainda). Isso não é complicado e nem custa caro: procure pessoas interessadas em colaborar com projetos de localização de softwares, ou até mesmo contrate um tradutor, se for preciso.

As preferidas da Apple

Qual o desenvolvedor que não fica sonhando com o dia em que a Apple vai usar um dos seus trabalhos no meio de uma campanha? Vídeo promocional do iPod touch? Na página oficial do iPhone? Em Apple Retail Stores? Aparecer numa keynote com Steve Jobs, então, é o suprassumo.

O “ticket dourado” para a fabrica de loops infinitos fica […pausa dramática…] em desenvolver a ideia matadora, que mostre ao mundo o quanto o iPhone e o iPod touch são os dois gadgets mais legais e transados da atualidade.

. . .

“Era só isso? Mwahahaha! Agora poderei conquistar o mundo.”

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