O melhor pedaço da Maçã.
Shutterstock.com
Chip/GPU em 3D

“Kalamata”: Apple quer lançar primeiro Mac com chip próprio em 2021, afirma Bloomberg

Já tem bastante tempo que ouvimos rumores sobre uma possível migração de Macs dos chips Intel, que a Apple usa desde 2005, para processadores próprios baseados na arquitetura ARM. E, pelo jeito, isso está agora mais perto do que nunca.

Publicidade

Enquanto o analista Ming-Chi Kuo apurou que deveremos ver o primeiro Mac do tipo chegando entre o final deste ano e o começo do próximo, a Bloomberg revelou hoje numa reportagem extensa1Matéria fechada para assinantes. que a meta da Apple é mesmo iniciar essa transição em algum momento de 2021 — isso se a pandemia do Coronavírus (COVID-19) não atrasar seus planos, é claro.

O projeto é conhecido internamente como “Kalamata” e provavelmente começará com algum modelo de entrada (quem sabe o MacBook Air?), enquanto a equipe de engenharia da Apple trabalha no desenvolvimento de chips mais potentes que futuramente poderão equipar MacBooks Pro, iMacs e até mesmo Macs Pro.

O primeiro chip próprio a equipar um Mac provavelmente será baseado no mesmo projeto do “A14” que equipará os iPhones lançados este ano, fabricado num processo de apenas 5 nanômetros. A Bloomberg diz que a Apple está trabalhando num modelo com 12 núcleos — 8 de alta performance, 4 focados em eficiência energética. E ele será um sistema-em-um-chip (system-on-a-chip, ou SoC) combinando CPU2Central processing unit, ou unidade central de processamento. e GPU3Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico., é claro.

Comparativamente, existem hoje modelos de MacBooks Air com apenas dois núcleos (dual-core), e de MacBooks Pro com quatro (quad-core). Ou seja, logo de cara a Apple estaria trazendo chips com muito mais núcleos internos — e ela tem planos de trabalhar em modelos ainda mais poderosos, é claro. A fabricação deverá ficar por conta da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), que há um tempo roubou da Samsung a maioria dos pedidos da Maçã para a fabricação de chips.

Publicidade

A migração de Macs para chips com a mesma tecnologia de iPhones e iPads deverá aproximar ainda mais as duas plataformas, porém os sistemas operacionais continuarão independentes. Com o Mac Catalyst, lançado no ano passado, a Apple passou a permitir que apps sejam facilmente portados do iPadOS para o macOS, o que quem sabe futuramente signifique uma união das duas lojas de aplicativos e jogos.

Se tudo isso for mesmo para a frente, e considerando que a Apple este ano muito provavelmente voltará a usar modems da Qualcomm nos iPhones, estamos vendo o começo do fim de uma longa parceria entre a Maçã e a Intel.

Notas de rodapé

  • 1
    Matéria fechada para assinantes.
  • 2
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.
  • 3
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Líder isolada, Apple continua ganhando terreno no mercado de tablets

Próx. Post

Executivos do Apple Music oferecem almoços exclusivos em leilão beneficente

Posts Relacionados