O melhor pedaço da Maçã.

Twitteiros de plantão: o Tweetie 2.0 já está na App Store! [atualizado]

Tweetie 2.0A nova versão do Tweetie — um dos melhores clientes Twitter para iPhones/iPods touch — chegou hoje à App Store. Já havíamos comentado sobre as novidades do novo app, divulgadas pela atebits, e agora é hora de testá-las.

Publicidade

Começando pelo ícone do app, o azul do Tweetie 1.0 foi trocado por este ícone cinza da imagem à esquerda. Mas, deixando os detalhes de lado, vamos ao que interessa!

Address Book

Para os que gostam de deixar o Address Book bem organizado, essa nova funcionalidade cai muito bem! É possível ligar uma conta (arroba) a um contato, inserindo inclusive seu avatar como foto. A única reclamação é quanto à compressão de imagem, que deixa a foto bem estranha na miniatura.

Alertas

Uma das principais mudanças é a notificação de novos tweets, replies e/ou direct messages. Antes, quando você abria o app, somente os tweets eram atualizados; agora, uma luz azul marca no menu — no estilo do próprio Dock do Mac OS — quando há novas mensagens.

Tweetie 2.0

Abrindo o app pela primeira vez, já notei algo de estranho: quase todas as direct messages estavam marcadas como “não-lidas”, sem explicação. Será que foi só dessa vez, ou é um bug? O mais chato é a ausência de um botão para marcar todas como lidas, então ou eu abro todas, ou o alerta ficará lá pra sempre… hehe!

Configurações

No Tweetie 1.0, as configurações ficavam no “Ajustes” (ou “Settings”) do próprio smartphone. Na nova versão, o próprio app tem uma tela para configurar tamanho da fonte, serviços, visualização landscape, entre outras opções.

Retweet (RT)

Agora é bem mais fácil retwittar o que outra pessoa escreveu, já que foi adicionado um botão de “RT”, além de opções de quote (citação) e tradução.

Retweet no Tweetie 2.0Retweet no Tweetie 2.0

Thread

O recurso do Tweetie para Mac chegou à versão mobile! Clicando em “in reply to…” você pode acompanhar a conversa na ordem de respostas daquele tweet, podendo responder a ele na mesma tela.

Thread no Tweetie 2.0Thread no Tweetie 2.0

Visualização de perfil

A tela de profile mudou bastante em relação à anterior, permitindo a edição do perfil no próprio app e mantendo um menu na parte de baixo da tela.

Publicidade

Ainda assim, achei um pouco confusa essa nova proposta de tela, que dá mais destaque para os números (followers, following, tweets e favorites) do que as próprias ações de responder e enviar mensagem direta.

Tweetie 1.0 e Tweetie 2.0

. . .

Além dessas, há também o que já comentamos no primeiro artigo sobre a atualização, como as ações offline, localização geográfica, encurtamento de URLs, notificações instantâneas (push) e, é claro, a integração com vídeos para os iPhones 3GS.

Todo mundo parece ter gostado das novidades, mas a maior reclamação foi, com certeza, em relação ao preço. O Tweetie 2.0 é tratado como um novo app, e não só como um update, então mesmo quem já comprou precisará pagar o preço de um cafézinho outros US$3 para ter os novos recursos.

E, enquanto isso, parece que a primeira versão foi retirada da App Store, mas bem que ela poderia continuar como uma opção gratuita e mais limitada, não acham?

O Tweetie tem uma das melhores interfaces que eu conheço e, entre os clientes Twitter, é o que considero melhor. Por esses motivos, penso que vale a pena pagar os tais US$3 lá na App Store e incentivar projetos bacanas como ele.

Resta agora esperar novidades do Tweetie para Mac — de preferência integrando-se com o app de iPhones/iPods touch, para ficar melhor ainda! ;-P

Atualização

Os leitores Gabriel e Guilherme deram a dica para marcar todas as mensagens como lidas. Basta apertar duas vezes o ícone de mensagens diretas para ver a opção “Mark All as Read”.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

TIM (sim, a operadora) lança Brasileirão 09 na iPhone App Store

Próx. Post

Clientes finalmente começam a receber os DVDs de upgrade do Mac OS X 10.6 Snow Leopard [atualizado]

Posts Relacionados