O melhor pedaço da Maçã.

Como resetar (ajustes de fábrica) o Finder no Mac

Foto de TheRegisti no Unsplash
Finder

O Finder é uma parte muito importante do macOS. É através dele que você consegue navegar pelos seus documentos e downloads, por exemplo. Aqui no MacMagazine, já ensinamos como você pode reiniciá-lo — caso esteja enfrentando algum problema com ele.

Publicidade

Porém, há também uma maneira de resetá-lo para os ajustes de fábrica, ou seja, para que o Finder fique da mesma maneira de quando você o abriu pela primeira vez.

Há duas maneiras de fazer isso, como veremos com mais detalhes a seguir!

Usando o CleanMyMac

Usando o aplicativo CleanMyMac X, da MacPaw, você pode redefinir o Finder para os ajustes de fábrica. Depois de fazer o download do app e iniciar a avaliação gratuita ou comprar uma licença, é preciso seguir alguns passos.

Publicidade

Com ele aberto, vá até CleanMyMac X » Ajustes… na barra de menus ou use o atalho ⌘ command ,. Depois, selecione a aba “Lista Ignorar” e “Desinstalador”. Desmarque, então, a opção “Ignorar aplicativos do sistema”.

Feito isso, volte à tela principal do CleanMyMac X e clique na aba “Desinstalador”. Quando achar o Finder na lista, clique com o botão direito do mouse e escolha “Selecionar Finder para Redefinição”. Por fim, clique no botão “Desinstalar”.

Usando o próprio Finder

Abra o Finder e, na barra de menus, vá até Ir » Ir Para Pasta… ou use o atalho ⇧ shift G. Depois, insira o seguinte comando e pressione return:

~/Library/Preferences/com.apple.finder.plist

Uma janela será aberta com esse arquivo .plist selecionado. Apague-o com delete ou arraste-o para o Lixo.

Publicidade

Por fim, reinicie o seu Mac. Com isso, o Finder deverá se comportar conforme estava quando você o usou pela primeira vez.


Deu tudo certo por aí? 👨‍💻

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple TV+: Jason Sudeikis não descarta spinoff de “Ted Lasso”

Próx. Post

Mac: como alterar o formato da data e hora

Posts Relacionados