O melhor pedaço da Maçã.

Opera e Safari se saem bem em teste de conformidade de JavaScript criado pelo Google, mas todos devem melhorar

Ícone do Safari 5

Ok: temos Opera, Chrome, Safari, Firefox e muitos outros browsers no mercado oferecendo excelente performance de JavaScript para os usuários, mas até onde esse aspecto manda na qualidade deles? Num mundo em que perder tempo está fora de cogitação, acredito que nós nos acostumamos a querer apenas navegadores que processem as páginas mais rápido e que exibam conteúdo em poucos instantes, mas acabamos esquecendo de uma coisa no meu do caminho: a qualidade dos resultados gerados por eles no que diz respeito a padrões.

Publicidade

É melhor nem citar neste artigo as discussões que ainda existem na definição do padrão HTML5, visto que isso já é assunto recorrente por aqui. Mas vamos falar de JavaScript, que é o fator decisivo na escolha de um browser há muito tempo. Talvez seja importante que a capacidade de diferentes browsers processarem essa linguagem se torne cada vez mais rápida, mas algo com que os desenvolvedores de navegadores também precisam se preocupar é garantir que todas as funções e aspectos dela sejam adequadamente executados por cada um deles.

Foi pensando nisso que o Google iniciou pesquisas com uma suíte de testes para avaliar a conformidade da execução de JavaScript em múltiplos browsers, hoje denominada Sputnik. São mais de 5.000 testes que cobrem cada aspecto da linguagem com base na especificação ECMA-262, tendo sido adaptados num web app para qualquer um poder rodar o teste e avaliar sua conformidade com os padrões, algo similar ao que acontece com o Acid3 hoje em dia.

Assim como Acid3 há dois anos, nenhum browser passa por todos os testes do Sputnik sem erros. Entretanto, alguns engenheiros do Chromium e do WebKit consideram uma tolerância atual de 200 erros para definir os browsers mais adequados para todos os aspectos da linguagem JavaScript, o que coloca o Opera e o Safari dentro da linha de tolerância.

Publicidade

Atualmente, a versão 10.5 Beta do Opera passa pelo Sputnik deixando 78 falhas, enquanto o browser da Apple na sua versão 4.0.5 deixa 159 erros para trás. Mas ambos estão muito melhores do que a concorrência formada pelo atual IE8 (463 erros), Firefox (259 erros) e o próprio Chrome, que deixa 218 erros em aberto.

Todos os testes foram feitos em máquinas com Windows XP, mas o resultado não muda entre browsers suportados no Mac OS X ou no Linux. Quando estiver com um tempo livre (isto é, disposto a sair do seu Mac para um descanso de, digamos, uns 15 ou 20 minutos), tente colocar o seu browser preferido à prova no Sputnik e veja o quão longe ele está de um futuro perfeito, mesmo sendo rápido ao lidar com JavaScript (ou não).

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple oferecerá lotes de dez unidades do iPad com desconto para instituições educacionais

Próx. Post

Confira as primeiras screenshots do app do Kindle para o iPad

Posts Relacionados