O melhor pedaço da Maçã.

Mozilla testa recurso que identifica falsas avaliações de produtos no Firefox

Firefox

A Mozilla está testando com um pequeno grupo de usuários do Firefox nos Estados Unidos um recurso que ajudará a identificar avaliações falsas de produtos em lojas online. Chamada de Review Checker, a novidade é fruto da aquisição do Fakespot — extensão com exatamente a mesma utilidade e que também está disponível para outros navegadores.

Publicidade

Segundo a empresa, o Review Checker virá embutido numa futura atualização do seu navegador e poderá ser identificado por um ícone com duas etiquetas na barra de endereços — embora possa ser desativado a qualquer momento. Durante os testes, ele está funcionando nos sites da Amazon, da Best Buy e da Walmart.

Imagem: MSPowerUser

Como a Mozilla explicou na época da compra do Fakespot, esse recurso usa um sistema sofisticado de inteligência artificial e aprendizado de máquina (machine learning, ou simplesmente ML) para “detectar padrões e semelhanças entre avaliações, a fim de sinalizar aquelas que têm maior probabilidade de serem enganosas”.

Ao clicar no ícone do Review Checker, os usuários serão recebidos com uma aba lateral com todas as avaliações disponíveis para o produto que está sendo visualizado, junto a uma nota que mostra as chances de elas serem ou não falsas ou enviesadas. Ele também remove automaticamente quaisquer avaliações que sejam comprovadamente fabricadas.

Imagem: MSPowerUser

Mais especificamente, avaliações com as notas A e B são consideradas como “confiáveis”, enquanto aquelas com as notas C e D são classificadas como “não confiáveis”. O recurso usa o protocolo Oblivious HTTP (OHTTP) para impedir que os produtos que você tenha visitado sejam ligados com o seu computador.

Publicidade

Apesar da compra do Fakespot e da sua integração ao Firefox, a Mozilla garante que extensão continuará funcionando em outros navegadores normalmente. A solução, vale notar, está disponível no Safari para Mac, no Chrome e na forma de uma ferramenta web. Ele também conta com um navegador próprio para iOS/iPadOS e dispositivos Android.

De acordo com o MSPowerUser, o plano da Mozilla é liberar o Review Checker para todos os seus usuários na versão 120 do seu navegador, a qual está marcada para ser lançada no dia 21 de novembro para desktops e dispositivos Android.


Ícone do app Firefox: Private, Safe Browser
Firefox: Private, Safe Browser de Mozilla
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 124.0 (145.8 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apps de edição e outros agora podem publicar vídeos diretamente no TikTok

Próx. Post

Oferta: MacBook Air (M1) por R$6.999 em 12x!

Posts Relacionados