O melhor pedaço da Maçã.

Apple não indenizará cliente por iPhone sem carregador

Mas Cenot / Shutterstock.com
Carregador da Apple

Cada caso é um caso, mesmo que sejam muito parecidos. Se, no passado, a justiça brasileira já condenou a Apple a pagar danos morais num processo envolvendo a venda de iPhones sem carregadores, agora ela favoreceu a gigante de Cupertino.

Publicidade

Conforme contou o site Migalhas, um homem estava insatisfeito após ter adquirido um iPhone sem carregador/fones de ouvido na caixa e resolveu abrir um processo (nº 0808913-28.2022.8.19.0206) no Rio de Janeiro. Mesmo com seus esforços, porém, ele não conseguiu ser indenizado.

O processo foi aberto com a intenção de pedir o reembolso proporcional do preço dos objetos, além de requerer uma indenização por danos morais. Entretanto, a 4ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça/RJ decidiu que o próprio consumidor deveria ter ciência da ausência dos acessórios.

Comentando o caso, a relatora Paloma Rocha Douat Pessanha explicou que a Apple divulgou bastante a mudança dos itens faltantes na caixa do aparelho:

Publicidade

Não cabe ao Judiciário intervir de forma tão drástica a ponto de obrigar uma empresa a oferecer acessórios ou a rever sua política de preços, sendo certo que a venda conjunta do acessório implicaria no repasse de preço ao consumidor.

A sentença também destacou a grande variedade de opções no mercado mobile, incluindo muitas que continuam oferecendo o carregador na caixa. Assim, essa decisão estaria a cargo do próprio consumidor.

Por fim, a alegação de danos morais foi descartada, uma vez que se caracterizou como “mero dissabor” e “aborrecimento”, não um profundo abalo psicológico ou humilhação.

O documento com a decisão pode ser acessado nesse link [PDF].

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple poderá lançar iPad para casa e Apple TV com HomePod

Próx. Post

3ª temporada de “Ted Lasso” tem primeira imagem revelada

Posts Relacionados