O melhor pedaço da Maçã.
Kaspars Grinvalds / Shutterstock.com
App Store

Apple será mais transparente sobre apps removidos da sua loja

De acordo com uma reportagem do Financial Times, a Apple prometeu que vai divulgar com mais transparência o processo de remoção de aplicativos da App Store. A decisão emerge após alegações de que o processo de tomada de decisão da gigante de Cupertino pode ser “arbitrário”.

Publicidade

Nesse sentido, a empresa tem sido criticada por concordar com os pedidos de governos estrangeiros para que certos aplicativos sejam removidos. Os apps de mensagens WhatsApp e Signal, por exemplo, não são permitidos na App Store chinesa, assim como o The New York Times e alguns aplicativos de mídia social.

Dessa forma, a Maçã pretende dar mais detalhes sobre os aplicativos que foram retirados em seu anual Relatório de Transparência — o qual, até então, apenas informa quantos aplicativos cada país solicitou que fossem removidos, se o pedido é baseado em uma violação legal e se a Apple cumpriu ou não com a solicitação.

Nos primeiros seis meses de 2021, por exemplo, a China citou 34 violações legais e pediu a remoção de 89 aplicativos. A Apple não se opôs a nenhum desses pedidos, de acordo com o relatório mais recente.

Publicidade

Mais precisamente, Apple concordou em publicar a base legal para os pedidos de remoção de cada governo em seu próximo relatório, além uma divisão por país e categoria de aplicativo. No entanto, ela não detalhará o motivo de aplicativos individuais terem sido retirados.

Por fim, a Apple também se comprometeu a começar a divulgar quantos aplicativos remove por violar as diretrizes da App Store ou as do contrato de licença por país.

Veremos como isso se dará.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 16.3 poderá trazer mudanças ao SOS de Emergência

Próx. Post

Confira o trailer de “Sharper”, do Apple TV+, com Julianne Moore

Posts Relacionados