Acho que ninguém mais tem dúvidas de que a Microsoft está mesmo se preparando para lançar uma rede própria de lojas. E para aqueles que ainda acham que a gigante de Redmond não está tão planejada assim, um projeto produzido pela Lippicott — uma firma de consultoria em design e estratégia, com muita experiência em varejo — mostra que ela está realmente se empenhando.
O que será mostrado a seguir faz parte de um arquivo de uma apresentação (descoberto e divulgado pelo Gizmodo) sobre um estudo preparado pela empresa de consultoria, já confirmado pela Microsoft como oficial, embora contenha apenas planos iniciais — ou seja, talvez nem tudo realmente chegue às lojas.
Como não poderia deixar de ser, muitos conceitos apresentados para o projeto da Microsoft Store são baseados em ideias presentes nas lojas da Apple, a começar pelo próprio layout base do estabelecimento:
Na verdade, o estudo se baseou nas lojas próprias de grandes marcas como Nike, AT&T, Sony e Apple, avaliando como é o relacionamento dos atendentes com os clientes, o tipo de mobiliário utilizado em cada uma delas e até mesmo como o conceito de cada marca é transmitido.
As lojas da Microsoft serão divididas em zonas conceituais, com espaços específicos para o Windows 7, Windows Mobile, Xbox, PCTV, e até mesmo para a Surface.
Como é possível ver nas imagens, o projeto prevê a instalação da Digital Media Wall, uma tela gigante, em volta de toda a loja, que servirá para mostrar novas tecnologias, anunciar novos produtos e até mesmo para transmitir mensagens em ocasiões especiais (Dia dos Pais, Natal, Ano Novo e outras).
Todas as áreas terão muitos produtos em demonstração para que os clientes possam testá-los. Alguns também terão demonstrações criadas para apresentar as características de softwares ou de determinados hardwares.
Uma área especial muito interessante é a de personalização, onde os clientes poderão comprar produtos customizados com adesivos e até com partes coloridas, como é feito pela ColorWare.
Mais algumas coisas copiadas diretamente das Apple Retail Stores: um “Guru Bar” e os displays utilizados no interior das lojas e nas mesas.
Assim como é feito pela Apple, representantes utilizarão dispositivos portáteis (handhelds) para ajudar seus clientes a concluir o processo de compra.
O projeto é bem completo e algumas ideias são bem interessantes. Quem quiser conferir todos os 140 slides da apresentação, pode baixar o PDF aqui (32MB).