O melhor pedaço da Maçã.

WiSDK: seria o SDK do iPhone OS capaz de rodar no Windows?

Alguém me explica a utilidade da árvore de pastas do Windows pra se escrever código? 😛

Há quem diga que a Apple não oferecer uma versão do seu SDK para iPhone OS no sistema da Microsoft traz uma limitação e tanto, pois impede a popularização da sua plataforma móvel entre desenvolvedores. Tirando o fato de que isso não é exatamente uma verdade — a App Store não é uma das maiores lojas virtuais de softwares do mundo à toa —, existem pessoas que ficam impedidas de ingressar no programa de desenvolvimento para a App Store por falta de condições para adquirir um Mac e começar um projeto.

Publicidade

Mas como hackers não estão à toa pelo mundo, parece que já existe uma solução de desenvolvimento para iPhone OS capaz de rodar em PCs com Windows. Trata-se do WiSDK, projeto descoberto/conhecido pelo iSpazio, que fornece um conjunto de ferramentas para criação simulando alguns estágios de trabalho do Xcode e do Interface Builder no Mac OS X, além de contar com um simulador da plataforma móvel da Apple.

Alguém me explica a utilidade da árvore de pastas do Windows pra se escrever código. :-P
Alguém me explica a utilidade da árvore de pastas do Windows pra se escrever código. 😛

Apesar de dar sinais de existência, o projeto é fechado apenas aos que são realmente interessados, ou seja, não está disponível de forma pública — por razões óbvias, já que ele não está sequer em estágio beta. Um único aplicativo aparenta permitir que um desenvolvedor trabalhe no código do seu app com a mesma sintaxe do Xcode, além de dar controles semelhantes aos oficiais da Apple para criar a sua interface, analisar bugs e compilar o produto final com suporte à App Store ou Cydia (para iPhones/iPods touch com jailbreak).

O que mais me espantou nessa iniciativa, contudo, foi o tamanho do download anunciado: 86MB. Talvez seja porque não estou acostumado a baixar binários universais compilados para duas arquiteturas de processador, mas o SDK oficial da Apple para a última beta do iPhone OS 3.1 tem 2,41GB — sem atualização automática até hoje, diga-se de passagem! É difícil pensar como a mesma estrutura oficial foi portada para Windows usando um volume tão pequeno de recursos, mas pelo jeito só veremos algo concreto do funcionamento do WiSDK se ele se tornar público para download, um dia desses.

[Dica do Pedro Lima, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Toshiba acelera produção de chips de memória NAND flash para a Apple

Próx. Post

BootXChanger permite um toque pessoal no boot do Mac OS X

Posts Relacionados