O melhor pedaço da Maçã.

Ferramenta da Cellebrite deixa de suportar iPhones após denúncia de vulnerabilidade

As investigações do Signal tiveram um efeito drástico na empresa israelense
Dispositivo de hacking da Cellebrite

Após denúncias de vulnerabilidade feitas pelo CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. do aplicativo de mensagens Signal, a companhia israelense Cellebrite anunciou hoje mudanças no seu principal produto de desbloqueio de smartphones, chamado de Physical Analyzer. A maior delas? Ele deixará de funcionar com iPhones.

Publicidade

Para quem não acompanhou a história, a Cellebrite foi posta na berlinda na semana passada, quando Moxie Marlinspike, CEO do Signal, publicou um artigo detalhando vulnerabilidades do Physical Analyzer — justamente o produto mais “completo” da empresa, que traz o nível de acesso mais profundo a dados de smartphones bloqueados.

Marlinspike conseguiu realizar a invasão com um iPhone SE e explicou que o dispositivo da Cellebrite, além de empregar softwares e códigos antigos e ultrapassados, não contém medidas de segurança básicas: basta um arquivo específico no iPhone “invasor” e o dispositivo de acesso será comprometido, permitindo o depósito de arquivos e potencialmente afetando a credibilidade de provas — anteriores e futuras — por ele coletadas.

O executivo afirmou, inclusive, que o aplicativo passaria a conter um desses arquivos “maliciosos” para tornar inefetiva a ação do Physical Analyzer em iPhones com o mensageiro instalado. A resposta foi vista como um contragolpe em relação a um anúncio recente da Cellebrite: a israelense tinha afirmado, anteriormente, que uma nova versão das suas ferramentas poderia coletar até mesmo mensagens do Signal — que se vende como (e é amplamente considerado) um dos aplicativos de mensagens mais seguros e privados do mercado.

Publicidade

Agora, como resposta às denúncias de Marlinspike, a Cellebrite simplesmente removeu o suporte a iPhones do Physical Analyzer. Isso significa que clientes da empresa não poderão usar sua ferramenta mais poderosa para analisar smartphones da Apple — será necessário recorrer a dispositivos e serviços menos invasivos, como o UFED e o UFED Cloud.

A notícia, claro, não é nada boa para a Cellebrite: a empresa vende o Physical Analyzer como “o padrão da indústria para o exame de dados digitais”, e perder o acesso a iPhones certamente não será visto com bons olhos pelos seus clientes, em sua maioria governos e agências policiais/de investigação. De qualquer forma, parece que os israelenses adotaram a estratégia de “dos males, o menor” — o que significa que a vulnerabilidade é realmente grave e destrutiva.

via 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Espanha exige que Apple e outras ofereçam 3 anos de garantia em produtos

Próx. Post

O que fazer se o Apple Watch não tiver armazenamento suficiente para atualizar o watchOS

Posts Relacionados