O melhor pedaço da Maçã.

Anatel reservará faixas de frequência para a telefonia celular de quarta geração no Brasil

iPhoneUma proposta para ampliar o espectro de frequência dos serviços de telefonia móvel no Brasil foi aprovada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) na última quinta-feira e deverá ficar em consulta pública pelos próximos 45 dias. A ideia do projeto é mudar gradativamente a divisão do uso de faixa desses serviços com a TV por assinatura, a fim de habilitar mais funcionalidades para a telefonia móvel no nosso país.

Publicidade

As mudanças começarão a vigorar em 2013 — se tudo correr como o previsto pelo órgão regulador —, para que em 2015 o uso de faixa da telefonia celular (140MHz) supere estrondosamente o da TV por assinatura (50MHz). Com isso, mais serviços poderão ser habilitados por meio dessa nova largura de banda, e o maior espaço de operação possibilitará às operadoras reduzir custos para o usuário final.

Empresas de TV por assinatura deverão se adaptar à mudança, algo que será ajustado definitivamente em contrato a partir de 2015. Para a telefonia celular, as alterações desse plano possibilitarão a implantação da tecnologia de telefonia móvel 4G às empresas interessadas em investir nisso. Mas resultados concretos apenas virão à tona quando surgirem no Brasil aparelhos que tirem proveito disso numa forma acessível para as massas.

[Dica do Junior Santos, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

my6sense é leitor de RSS “inteligente” que torna a leitura diária de feeds mais intuitiva

Próx. Post

TUAW traz novas screenshots e novidades do 1Password 3.0

Posts Relacionados