O melhor pedaço da Maçã.

Tempo de “incubação” na App Store aumentou em todas as categorias

Logo - App Store

O sucesso é uma faca de dois gumes. A App Store que vem apresentando números impressionantes, tem também criado um histórico de frequentes controvérsias envolvendo aprovação e banimento de aplicativos. Com isso, o tempo de incubação no processo de aprovação e a falta de transparência nos critérios têm prejudicado centenas de desenvolvedores.

Publicidade

Apps saindo de um iPhone 3G

A Apple nunca foi muito comunicativa, e não seria diferente em relação à App Store — que se limita a informar sobre os resultados da análise e mudanças no procedimento de preparação dos aplicativos.

Apesar de tudo isso, o sucesso do smartphone tem criado novos milionários, o que gerou uma avalanche de novas aplicações na loja. Desde o final do ano passado, como é perceptível no quadro abaixo, o número de títulos cresceu vertiginosamente. Só na primeira semana de junho, por exemplo, três mil novos aplicativos foram lançados.

Crescimento de novos aplicativos na App Store

É notório que, com milhares de envios sendo feitos semanalmente, a turma em Cupertino deve estar com sérios problemas para analisar devidamente cada um deles. Não é à toa que, como mostra o gráfico abaixo, esse tempo tem sido cada vez maior. Se o desenvolvedor não estiver atento a isso, o investimento feito no lançamento do aplicativo pode acabar mal aplicado.

Incubação na App Store

Outra questão extremamente delicada é a falta de responsabilidade da Apple com quem desenvolve exclusivamente para a plataforma. Quem baseia seu negócios em torno da loja pode sofrer um revés inesperado se o tipo de aplicativo passar a figurar na lista de personae non gratae.

Publicidade

Exemplo recente dessa possibilidade foi vivenciado pelo desenvolvedor do VoiceCentral, que estava há quatro meses na loja e, após a decisão da Apple de banir qualquer aplicativo relacionado ao Google Voice, encontrou-se expulso sem nenhuma explicação além de descobrir que seu app “duplica funcionalidades do iPhone OS”. Após insistentes pedidos de explicação sobre o ocorrido, o máximo que ele ouviu foi: “Eu não posso falar nada. É contra a política da empresa.”

Publicidade

Definitivamente, está na hora de a Apple rever algumas coisas. Se ela quiser manter os ovos de ouro em um lugar seguro, é bom começar a cuidar da galinha que os põe. Força, desenvolvedores! 😉

[Via: O’Reilly Radar.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

E saiu um novo trailer do jogo Dexter para iPhones/iPods touch; lançamento está bem próximo

Próx. Post

Pesquisa mostra que pessoas afetadas pela marca da Apple se tornam mais criativas

Posts Relacionados