O melhor pedaço da Maçã.

Após descontinuação no iOS/Android, Microsoft “mata” a Cortana no Windows

Windows Latest
Cortana descontinuada no Windows 11

A Cortana, assistente virtual da Microsoft, tem enfrentado uma morte lenta: em 2019, a empresa começou a descontinuá-la em vários países, um processo que culminou no encerramento oficial do aplicativo para iOS e Android, em 2021.

Publicidade

Em junho passado, a Microsoft anunciou que a Cortana também seria descontinuada no Windows a partir do “fim de 2023”. Mas, agora, parece que a empresa antecipou esse processo — muito provavelmente devido aos avanços da tecnologia de inteligência artificial generativa.

Isso porque, conforme informações do Windows Latest, a atualização mais recente da Cortana desativa o app da assistente no Windows 11, algo que foi confirmado pela gigante de Redmond em um documento de suporte.

Estamos fazendo algumas alterações no Windows que afetarão os usuários do aplicativo Cortana. A partir de agosto de 2023, não daremos mais suporte à Cortana no Windows como um aplicativo independente.

Ainda que a Cortana já estivesse trilhando um caminho fadado ao seu fim, muito desse processo foi acelerado pelas tecnologias de IA generativas. Nesse sentido, a Microsoft destacou no mesmo documento de suporte que usuários ainda podem acessar recursos de produtividade poderosos no Windows e no Edge, “que aumentaram os recursos de IA”.

Publicidade

Entre eles, a companhia destaca o novo Bing, o qual oferece um chatbot alimentado pela versão mais recente da tecnologia por trás do ChatGPT, bem como o 365 Copilot, assistente da sua suíte de produtividade também baseado no GPT-4, da OpenAI.

A Apple, vale notar, ainda não possui um grande produto na seara das inteligências artificiais generativas — embora o CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Maçã tenha dito que a empresa investe nisso há anos —, de modo que há dúvidas se a companhia apresentará ou não uma tecnologia proprietária no ano que vem.

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Plano individual do YouTube Premium sobe para R$25/mês no Brasil

Próx. Post

Novidade na câmera dos “iPhones 15” só chegará aos modelos Pro em 2024, segundo Kuo

Posts Relacionados