O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Rivalidade entre Apple e Palm se intensifica

iPhone e Palm Pre - Alien-styleFeita a bobagem, a Palm quer tentar virar o jogo a seu favor, visto que a Apple não vai deixá-la usar de forma abusiva o iTunes para sincronizar com o Pre. Até que um singelo pedido seja feito (“Eu posso?”) — e negado, possivelmente —, a empresa não tem outras opções e decidiu apelar para a indústria.

Publicidade

Em seu pedido, a Palm conclama outros fabricantes a perceber o quanto a Apple está usando de modo errôneo os padrões de interoperabilidade entre computadores e dispositivos através de uma conexão USB, quando restringe a possibilidade apenas para os produtos que fabrica.

Com o intuito de demonstrar a seriedade das suas opiniões, a empresa deu entrada em uma reclamação formal junto ao Fórum de Implementadores do USB — grupo formado pelas companhias que desenvolveram a tecnologia — para forçar a Apple a mudar seu posicionamento.

No entanto, como nos aponta o analista Mike Abramsky, da RBC Capital Markets, fazer uma previsão das consequências dessa atitude é arriscado. Com a quantidade de antecedentes que já ocorreram, partir para um releitura do ponto de vista tecnológico pode não surtir o efeito desejado. Nesses casos, o mais comum é deixar que os usuários decidam o que é o mais correto.

Publicidade

Do outro lado, o Fórum preferiu não comentar quando deve responder ao pedido da Palm — que já reconheceu o que fez no passado e declarou que não irá negar o que foi feito. “Não estamos tentando parecer com quem não somos — com uma exceção para as nossas tentativas de sincronizar com o iTunes”, declarou Douglas B. Luftman, conselheiro geral associado da Palm.

Acredito que seja até compreensível que a empresa esteja buscando integrar seu smartphone com o máximo de plataformas e sistemas, mas ainda penso que, se a Apple não deseja facilitar o processo, é muito mais vantajoso para eles partir para a concorrência.

Publicidade

O webOS já possui integração natural com as aplicações baseadas na web oferecidas pelo Google — que inclusive já possui infraestrutura necessária para atender à demanda —, além de apelo e presença de mercado suficientes para estimular as vendas.

Cutucar a turma de Cupertino, famosa pelas suas soluções restritivas e altamente integradas, é um passo extremamente mal dado, que só alimenta uma rivalidade desnecessária. Ao que parece, a Palm esqueceu que a Apple tem uma comunidade de usuários fiéis e formadores de opinião.

[Via: FierceMobileContent.]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Bodega é lançada e promete trazer estrutura da iPhone App Store em loja de softwares para o Mac OS X

Próximo Artigo

Último beta do iPhone OS 3.1 contém referências a iProd0,1 e iProd1,1 não-identificados

Posts Relacionados