O melhor pedaço da Maçã.

Que tal recarregar o seu iPhone sem fio?

Essa é a proposta do Eric Giler, CEO da WiTricity, ao demonstrar na última quinta-feira, na conferência TED Global, que é possível recarregar a bateria do iPhone sem a utilização de fios — com tecnologia da sua própria companhia. Segundo ele, “vocês não precisarão mais se preocupar em conectar essas coisas de novo”. Será o paraíso?

Publicidade

Tecnologia da Witricity

Enquanto explicava as possibilidades oferecidas pela tecnologia, Giler demonstrava como era possível recarregar a bateria de um iPhone, de um T-Mobile G1 e alimentar uma TV de tela plana. Seu sonho é ver a ideia substituindo no futuro a infraestrutura atual, que envolve incontáveis quilômetros de cabos de força e baterias alcalinas.

A tecnologia tem base nas pesquisas de Marin Soljacic, físico pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e utiliza ondas de ressonância eletromagnética de baixa frequência para transferir a energia da fonte até o dispositivo através de uma bobina em cada ponta, que usam a mesma frequência permitindo que o ciclo de energia se transforme em voltagem suficiente para alimentar o gadget.

Publicidade

Como a transferência acontece através de campos magnéticos, não existe perigo ou interferência com outros dispositivos. Na demonstração com o iPhone, foi necessário colocar o aparelho numa capa extra, visto que a Apple não permite que sejam introduzidas peças adicionais tão facilmente.

Assim que for comercialmente viável — a previsão é de cerca de 18 meses —, esta poderá ser uma das soluções mais desejadas pelos atuais donos de iPhones, que diariamente reclamam do consumo e da duração das baterias atuais. Confira abaixo uma entrevista do Giler à BBC:

Publicidade

Mas a WiTricity não está sozinha nessa corrida: a Intel é outra que investe pesado em soluções de recarga de aparelhos sem fio. É esperar pra ver quem é que vai conseguir entregar a melhor relação custo/benefício para essa alternativa aos cabos.

[Dica do Alexandre Novarro, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

My Mac And Me: “Love is in the AIR”

Próx. Post

Controle do Nintendo Wii comunica-se com o iPhone via Bluetooth

Posts Relacionados