O melhor pedaço da Maçã.

Há 12 anos, a Microsoft tirava a Apple do buraco

A gente já citou esta ocasião num artigo em que compilamos os encontros públicos de Steve Jobs e Bill Gates, e num post de uma série que o Silvio Sousa Cabral fez sobre os lançamentos da Apple em keynotes variadas. Mas hoje é aniversário de 12 anos deste grande marco na história da Maçã e não poderia passar despercebido.

Publicidade

Em 6 de agosto de 1997, na abertura da Macworld Expo Boston, Steve Jobs dava um passo como CEO interino da Apple (cerca de um ano depois do seu retorno à empresa) que provavelmente foi fundamental para a reerguida da empresa: naquele dia, ele anunciou um acordo de US$150 milhões com a Microsoft, em troca de a Apple cancelar processos relacionados a patentes contra a MS e transformar o Internet Explorer no browser padrão de todos os Macs por cinco anos. A gigante de Redmond também se comprometia, ali, a manter o desenvolvimento do Office para Mac pelo mesmo período.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=WxOp5mBY9IY[/youtube]

Acho que o mais engraçado é a reação do público. 😛

A aparição de Bill Gates num telão de uma Macworld foi tão significativa e marcante para a história da Apple que inclusive fecha o filme/documentário Piratas da Informática (título original: Pirates of Silicon Valley), de 1999.

Publicidade

Aos interessados, o vídeo acima contém apenas o pedaço referente a este post. Este outro traz a versão completa do evento, com pouco mais de 38 minutos de duração. Foi lá que Steve Jobs anunciou sua entrada na diretoria da Apple e viu a despedida de Larry Ellison, CEO da Oracle, e de Mike Markkula, que era presidente da firma de Cupertino desde 1985.

[Via: 9 to 5 Mac.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Está chegando a hora de mudar de sistema! Mas como a Apple e a Microsoft nos tratam?

Próx. Post

Mactracker chega à versão 5.0.8 e adiciona todos os produtos lançados recentemente pela Apple

Posts Relacionados