Sony e Nintendo que se segurem: os iPhones/iPods touch têm sido cada vez mais utilizados como plataforma de jogos. Prova disso é um recente relatório da Distimo, que, num comparativo entre os mercados de aplicativos para Android e iPhone OS, demonstrou o reflexo assustador da busca por jogos entre os usuários da plataforma da Apple.
Aos poucos, os gadgets da Maçã têm mostrado crescente força no mercado de games e, por isso, passam a ser listados como plataformas de lançamento simultâneo de títulos com versões para consoles parrudos como Sony PlayStation 3, Xbox 360 e Nintendo Wii.
A pesquisa confirma que 10 em 15 aplicativos pagos na App Store são jogos, com utilitários ocupando três lugares entre os mais vendidos. Seguem abaixo algumas descobertas encontradas no relatório:
- Os preços na App Store e no Android Market são muito similares, com exceção para a categoria Referência, que possui um preço médio muito superior na loja destinada aos smartphones com o sistema operacional móvel do Google.
- Os jogos mais populares no Android Market custam entre US$1 e US$6 — a maior parte fica na faixa de US$3 —, enquanto na App Store eles variam de US$1 a US$10.
- Jogos são os títulos mais populares na App Store; a presença deles é um pouco maior no Top 15 entres os apps pagos que no ranking similar entre os gratuitos.
- Jogos clássicos são mais populares no Android Market que na App Store: de 15, 3 são emuladores. A Apple não permite a entrada desses na iPhone App Store.
- Ferramentas de produtividade são as aplicações mais populares no Android Market, com sete posições na lista das mais vendidas. Na App Store, nenhuma ferramenta desta categoria é listada no Top 15.
Essa realidade pode ser o resultado da implementação do iPhone OS 3.0, que abriu diversas possibilidades, além de entregar novos recursos a quem desenvolve para a plataforma. Agora é esperar que isso se traduza cada vez mais em novos títulos também para o Mac OS X, que vive carente de opções.
[Via: Macworld UK.]