O melhor pedaço da Maçã.

Primeiro MP3 player comemora 10 anos

Neste mês, o MP3 player comemora 10 anos de idade. O primeiro produto portátil capaz de reproduzir arquivos MP3 foi o MPMan F10, lançado pela coreana Saehan Information Systems em março de 1998.

Publicidade
Saehan’s MPMan F10

Saehan’s MPMan F10: guardava até 8 músicas MP3

O F10 vinha com memória flash de 32MB, media 91x70x165,5mm e se conectava ao PC via porta paralela. Ele já tinha uma pequena tela LCD na parte frontal, indicando a música que estava sendo reproduzida.

Na época do seu lançamento, seu preço médio era de US$250 — mas rapidamente caiu para US$200, com a chegada do Diamond Multimedia Rio PMP300, que possuía um display maior do que o do F10 e já vinha com um slot Smart Media, permitindo que usuários expandissem a sua capacidade de armazenamento.

Diamond Multimedia Rio PMP300

Diamond Multimedia Rio PMP300: erroneamente visto por muitos como o 1º MP3 player lançado

O Rio foi lançado em setembro de 1998, mas já em 08 de outubro foi sujeito a um processo da Recording Industry Ass. of America (RIAA), que dizia que ele violava o US Home Recordings Act de 1992. A essa altura do campeonato, a Rio já havia fechado uma parceria com o portal MP3.com, oferecendo músicas do site.

A RIAA conseguiu que as vendas do aparelho fossem suspensas em 16 de outubro, proibição revogada 10 dias depois. Em dezembro, a Rio contra-atacou, afirmando que a RIAA estaria impedindo o crescimento do mercado de música digital — que ela não tinha controle. A justiça decidiu que a Diamond não havia infringido a lei, visto que ela não poderia ser responsável pelos atos dos seus consumidores.

Publicidade

Graças ao seu nome menos conhecido, o F10 não foi alvo de ações judiciais, mas com isso perdeu a publicidade gratuita obtida pelo seu rival durante as brigas com a RIAA. Enquanto isso, a sub-divisão MPMan se uniou a alguns outros membros na criação da Secure Digital Music Initiative (SDMI), tentativa da indústria de desenvolver uma das primeiras tecnologias de controle de direitos digitais (DRM).

A SDMI, porém, perdeu força em 2001, devido à divulgação em massa da sua tecnologia de criptografia pela internet, abrindo espaço para a entrada violenta do Windows Media, da Microsoft. A companhia de Bill Gates só não dominou o mercado devido a chegada do iPod em outubro daquele ano, com uma fórmula imbatível e hoje conhecida por todos nós.

Quando a Apple abriu o iPod para usuários de Windows, em abril de 2003, empresas com a MPMan e Rio não conseguiram mais acompanhá-la e sumiram do mapa.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple entra com pedido de trademark para Thinnovation [atualizado]

Próx. Post

Gameloft anunciou que irá lançar 15 jogos para o iPhone

Posts Relacionados