O melhor pedaço da Maçã.

Por que a Apple deveria permitir a gravação de telefonemas no iPhone

iPhone com aplicativo Voice MemosAlgumas vezes, o campo de distorção apresenta certas flutuações, e é justamente nesses momentos que frequentemente temos episódios pessoais de esclarecimento momentâneo. Ontem, Louis Gray teve o dele e aproveitou para escrever por que a Apple deveria permitir a gravação de telefonemas no iPhone.

Publicidade

Gray se apropria das capacidades do Gravador de Voz (Voice Memos) para basear sua teoria e acredita que, se é possível ditar um recado para o aplicativo e logo após salvá-lo como um pequeno arquivo de áudio, não existem limitações técnicas que impeçam o uso da funcionalidade em outras situações, como fazer podcasts e entrevistas. Isso é algo que — segundo o autor da ideia — poderia atrair usuários de serviços como WebEx e Skype a gastar mais dinheiro com a parceira de Apple, a AT&T.

Já existem opções que podem ser utilizadas durante uma ligação, como adicionar uma terceira linha, silenciar, ligar o alto-falante ou deixar a ligação em espera. Como o smartphone já possui recursos para a gravação de áudio, “por que não incluir um botão vermelho para gravar?”, complementa ele.

Publicidade

Gray acredita que, para evitar problemas com privacidade e segurança, seria simples avisar os dois lados (numa ligação de iPhone para iPhone, por exemplo), através de uma notificação, de que a ligação estaria sendo gravada. Quem já utilizou o cliente do Google Talk conhece a opção de registrar os chats e como o serviço avisa a outra pessoa de que esse registro está sendo feito.

Para obter o mesmo resultado, é preciso atualmente escolher entre um leque de opções de serviços e ferramentas que, usadas em conjunto, permitem a gravação do áudio, algo que normalmente envolve a ajuda de uma outra pessoa. Desconsiderando a necessidade, são soluções que exigem do interessado um conhecimento prévio não necessariamente comum.

Ainda teorizando, Gray aponta outras funcionalidades: o arquivo final poderia ser enviado para o iTunes e transcrito de áudio para texto após o seu término — funcionalidade esta presente no Google Voice —, estendendo as utilidades do iPhone para áreas ainda não-exploradas.

Publicidade

Ao implementar essa nova funcionalidade, a Apple ampliaria a usabilidade do sistema, aumentaria os rendimentos das operadoras e abriria oportunidades inéditas para os usuários, numa situação em que todos os envolvidos sairiam ganhando.

E você, acha que a novidade seria bem-vinda?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo acelerado mostra produção, confecção e edição da última capa da revista Macworld

Próx. Post

Valor das ações da Apple será beneficiado pelo sucesso dos MacBooks Pro e expansão do iPhone 3GS

Posts Relacionados