O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Chrome é o navegador mais rápido no Mac OS X (ou não…)

ChromiumHá alguns dias, o Google congelou o código do Chrome 3.0 e começou a prepará-lo para lançamento — no qual espera-se que incluirá o Mac OS X —, jogando no ar os primeiros pré-builds da versão 4.0, ainda com o nome Chromium. Com essas mudanças, a CNET News divulgou testes que realizou com o browser em comparação com o Safari, que até hoje é considerado pela Apple o browser mais rápido do mundo.

Publicidade

De acordo com a avaliação feita por lá, o navegador do Google é 34% mais veloz que o Safari no SunSpider JavaScript Benchmark, completando o teste em 657ms — contra 886ms do browser da Apple. Não quero bancar o fanboy e contestar a avaliação deles (o que seria fácil de ignorar, vindo de alguém da minha idade), mas a última das muitas séries de testes que venho fazendo há um bom tempo por aqui não conseguiu reproduzir o anunciado:

Safari vs Chromium

De fato, o Chromium é um pouco mais rápido que o Safari nesse teste, mas devemos observar alguns fatores antes de tirar qualquer conclusão. Para começar, vale lembrar que o build em questão do navegador do Google é de pré-lançamento, então é possível colocar a última revisão do WebKit (nightly builds do Safari, disponíveis para download gratuito) contra a última dele e analisarmos os resultados lado a lado no próprio SunSpider Benchmark.

Publicidade

Conduzi esses testes no mesmo MacBook de 2GHz usado pela CNET News e ainda contei com a ajuda do meu colega Frederico Cintra, para comparar os resultados tomando como base os maiores números obtidos. Os resultados entre a última revisão do Chromium e a última do WebKit (clique nos links para mais detalhes) foram os seguintes:

WebKit vs Chromium

Ao contrário do que parece, os caras da CNET não erraram; acontece que o SunSpider, assim como vários outros benchmarks de JavaScript que existem por aí, é muito impreciso: basta rodá-lo em conjunto com outro aplicativo para os números saírem completamente diferentes. A regra que adotamos para testar foi apenas encerrar todos os programas abertos e rodar um browser de cada vez, para eles tirarem proveito do máximo de recursos possível da máquina, e o resultado é o que você viu aí em cima.

Publicidade

Bom, então o Safari perdeu o trono de mais rápido do mundo pro Chrome? Para o Mac OS X 10.6 Snow Leopard, eu acho que não:

Safari vs Chromium no Snow Leopard

O navegador da Apple é um dos primeiros do mundo a se tornar um aplicativo 64 bits, e está muito mais rápido no SL do que em qualquer outra plataforma. Se você comprar o novo sistema da Apple, poderá reproduzir os resultados acima sem nenhum problema, então vai levar um tempo até que o ultrapassem.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Concentrate é um software para quem quer menos distrações (e mais produtividade)

Próximo Artigo

Vivo confirma lançamento do iPhone 3GS para agosto; promoção de torpedos dará um 3GS, e não 3G

Posts Relacionados