Há exatamente um mês publicávamos o rumor de que o Qik estaria finalmente chegando à App Store, algo que foi concretizado há poucas horas. Como o iPhone 3GS finalmente implementou a capacidade de gravação de vídeos com a câmera do smartphone da Apple, a existência do programa na loja passou a fazer sentido, mas isso não quer dizer que a Maçã liberará transmissão ao vivo (live streaming) tão fácil. E, de fato, ela não o fez — tal como no Ustream 3G S Recorder.
Apesar disso, o Qik se diferencia do aplicativo padrão de Câmera do iPhone OS por ser bastante simples e rápido. Ele possibilita o compartilhamento de filmagens via email, SMS, Twitter, Facebook, blogs e muitos outros. Por enquanto, tudo precisa ser feito via Wi-Fi, já que 3G é barrado — porém a companhia afirma já ter enviado uma nova versão que habilita isso; resta saber se a Apple a aprovará.
O Breno Masi, da nossa equipe, testou o Qik no iPhone 3GS e aprovou:
Se pararmos para pensar, até que a coisa não está má (incluindo geotagging, filmagem na vertical e horizontal, upload automático e por aí vai), visto que a Apple poderia muito bem dizer que ele “duplica funções nativas do iPhone OS”, como já fez no passado. Taí uma boa forma de contribuir, aos poucos, para diminuir a necessidade de usuários fazerem jailbreak.
O Qik requer o firmware 2.0 ou superior e não custa nada na App Store (2,4MB).
[Via: MobileCrunch.]