O melhor pedaço da Maçã.

Mac OS X completa 7 anos de idade

Fazem hoje exatamente 7 anos que a Apple introduziu no mercado o Mac OS X 10.0 — codinome Cheetah — e, apesar de muito ter mudado de lá pra cá (bote muito nisso!), uma coisa, pelo menos, permaneceu igual: ele foi vendido, na época, por US$129. Só para terem uma idéia da evolução das coisas, em 2001…

Publicidade
  • …não existiam, ainda, Apple Retail Stores. As primeiras duas, na Califórnia e na Virgínia (ambas nos Estados Unidos) só abririam dois meses depois do anúncio do Cheetah.
  • …ninguém fez fila para o lançamento do Mac OS X 10.0, tal como fizeram nas versões mais recentes, como o Mac OS X Tiger 10.4 e Mac OS X Leopard 10.5.
  • …o iPod ainda era um produto em desenvolvimento. Sua primeira versão só seria apresentada em outubro daquele ano.
  • …o iPhone ainda estava nos sonhos de Steve Jobs. Ou nem isso.
  • …a Apple ainda dependia dos chips PowerPC da Motorola e IBM. O mais rápido na época era o G4 de 733MHz. O G5 só surgiria dois anos depois.

Mac OS X Cheetah 10.0

Mac OS X Cheetah 10.0

É bom notar que, naquela época, o Mac OS X — por mais que tivesse passado por uma fase beta pública — ainda era um sistema embrionário. Salvas raríssimas exceções, ninguém o utilizava como sistema principal — o mais usual era utilizá-lo lado-a-lado com o Mac OS 9.x, na época muito mais estável e, evidentemente, com uma gama de softwares compatíveis infinitamente maior.

Apesar de ter brincado muito com o Cheetah, só comecei a utilizar de fato o Mac OS X na sua versão 10.1 — codinome Puma —, lançada em 25 de setembro de 2001. Ainda assim, muita gente afirma que ele só mostrou mesmo para o que veio na versão 10.2 — codinome Jaguar —, a partir de 23 de agosto de 2002. Na seqüência vieram a 10.3 Panther em 24 de outubro de 2003, 10.4 Tiger em 29 de abril de 2005 e, mais recentemente, a 10.5 Leopard, em 26 de outubro de 2007.

Caixas de todas as versões do Mac OS X

Caixas de todas as versões do Mac OS X

Hoje, todos sabemos que o Mac OS X é o melhor e mais avançado sistema operacional para desktops do mundo.

[Via: Macworld.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Desenho de Steve Jobs vs. Bill Gates [atualizado]

Próx. Post

Fnac envia convite para inauguração do Apple Shop do BarraShopping, no Rio de Janeiro

Posts Relacionados