Quem acompanha o mundo iPhone há algum tempo já sabe que o seu SDK não permite o desenvolvimento e a publicação de emuladores (quaisquer que sejam) na App Store. A prova cabal disso ocorreu no final de junho, quando a Apple rejeitou um emulador totalmente legalizado do Commodore 64, prontinho para comercialização.
![]() |
![]() |
Mancada (positiva) do time de aprovação de Cupertino ou não, desde a quinta-feira encontra-se disponível para compra o DS Double Sys, um emulador de Nintendo DS para iPhones/iPods touch.
Talvez a Apple tenha se eximido de fazer qualquer imposição contra o app porque ele não é, de fato, um emulador dos _jogos_ do DS. Na verdade, ao menos em sua versão atual, ele só copia o visual do videogame, além de funcionar exatamente como ele. Não é à toa que a Nintendo já tomou providências e conseguiu retirar do ar um vídeo demonstrativo do DS Double Sys que havia sido publicado no YouTube:

Enquanto a Apple não voltar atrás em sua decisão e/ou a Nintendo não obrigá-la a fazê-lo, o DS Double Sys continua por lá, permitindo que o usuário troque a cor da case do videogame virtual e brinque com dois joguinhos que vêm embutidos. Hoje não é possível carregar ROMs do Nintendo DS no app, mas a ZM2 Dev, sua criadora, diz que futuramente ele suportará “mais cartões de jogos”, além de incorporar o uso do microfone em determinados títulos.
O DS Double Sys requer o firmware 3.0 ou superior de iPhones/iPods touch e custa US$5 na App Store (5,9MB).
[Via: Meio Bit.]