O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Fala, Hagge! O Bicho da Maçã: Calacanis não tem iPod

Grüezi mitenand! Se você não sabe de onde veio esse tal de Hagge, recomendo a leitura de nosso primeiro artigo aqui. Na segunda parte do nosso tema de estreia, vamos rebater as palavras escritas por Jason Calacanis como seu primeiro motivo para abandonar a Apple: a destruição e o impedimento da inovação no mercado de MP3 players.

Publicidade

iTunes Plus sem DRMJason relata que a Apple está matando a inovação por não permitir que tocadores MP3 genéricos sincronizem com o iTunes. Além disso, diz que as práticas da Apple equivaleriam às da Microsoft, se fizesse com que o Zune (uma geringonça que a MS chama de tocador de mídias) fosse o único MP3 player compatível com o Windows. Hã? o.0

O Mac é compatível com todo e qualquer tocador de mídias de todos os tipos, áudio ou vídeo. Você pode plugar qualquer coisa em suas portas USB, montar o disco e copiar o que quiser — inclusive músicas e vídeos comprados na iTunes Store, já que ela não usa mais DRM (este sim, o verdadeiro vilão).

Esses gadgets genéricos não funcionam com o iTunes simplesmente porque o iTunes, o iPod e a iTunes Store são o mesmo produto, o mesmo conceito. Nenhuma empresa desenvolve um software de graça para outra lucrar em cima; esse argumento é ridículo. Quer concorrer com a Apple? Não é fácil, mas é possível: crie seu próprio software gerenciador de mídias, construa e mantenha sua própria loja e estrutura, negocie seus próprios contratos com as gravadoras e pronto. Imaginar que a Apple vai entregar de mão beijada todo o trabalho que ela teve para fabricantes de produtos meia-boca baratos é ingenuidade, ignorância.

Caixas de iPods

Além disso, apesar de não ter chegado primeiro, a Apple foi a primeira a fazer direito e conseguiu transformar “iPod” em sinônimo de tocador de mídia. Existe o iPod da Apple, o “iPod da Creative”, o “iPod chinês”, o “iPod genérico” e até o “iPod da Microsoft”. É como a Gillette (ou a Johnson & Johnson, com seus Cotonetes)! Aliás, já imaginou se qualquer empresa fosse autorizada a fabricar lâminas de barbear que encaixassem no barbeador da Gillette? Seria um tiro no próprio pé.

Publicidade

Para finalizar, me desculpe, Sr. Calacanis, mas eu gostaria que você me mostrasse um — apenas UM! — tocador de mídias mais inovador (além de bonito e funcional) do que o iPod. Todos os anos a Apple traz algo novo para o iPod. Ele é um produto já com oito anos de vida, que conquistou mercados entregando o que prometia: toda uma biblioteca musical no seu bolso, com um sistema fácil de navegar. Até hoje essa é a sua principal característica.

Portanto, motivo número um morto: a Apple não exerce práticas anticompetitivas e nem destrói a inovação do mercado de tocadores MP3. É o próprio mercado que não tem fôlego para acompanhar as inovações da Apple. Se quiserem estalar os dedos e começar a trabalhar, em vez de ficarem chorando para receberem tudo pronto de mão beijada, conseguirão. A Amazon.com está aí para mostrar que é possível: começou a vender músicas em MP3 sem DRM mais baratas que na iTunes Store, inovou, e fez a Apple se mover pelo mesmo caminho.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

PDF Browser Plugin visualiza PDFs dentro de janelas de navegadores no Mac OS X

Próximo Artigo

Nicholi pavimenta sua carreira musical na Apple Retail Store da 5th Avenue, em Nova York

Posts Relacionados