A Wakoopa é uma empresa especializada em analisar e estudar o uso de softwares em computadores, para, a partir daí, recomendar novos aplicativos, jogos e web apps para seus usuários. Seus dois grupos-alvo principais são profissionais e hedonistas — o primeiro costuma acompanhar horas de trabalho, enquanto o segundo gosta de saber quanto tempo gastou em games.
A primeira vez que falamos da Wakoopa foi em abril deste ano, quando ela liberou seu primeiro levantamento — que já era super interessante. Hoje, a empresa disponibilizou um novo relatório The State of Apps: Software, Games & Web, referente ao segundo trimestre de 2009 (de abril a junho).
A pesquisa compreendeu uma análise de 110 mil usuários, 88% deles homens. A maioria, por enquanto, são entusiastas de software, desenvolvedores e/ou early adopters de tecnologia, e todos precisam instalar um pequeno software de acompanhamento, disponível em versões para Windows, Mac OS X e Linux.
As principais novidades foram:
- Neste grupo específico de pessoas, o Firefox é agora o navegador número um, escolhido por 55% dos usuários. Ele é o mais popular em todas as plataformas, seguido do Google Chrome. O Microsoft Internet Explorer só domina na Ásia.
- O Facebook é o site mais usado (bateu o YouTube por 4%!), compreendendo por 17,9% do tempo dos usuários. Outros citados foram Flickr, MySpace, Last.fm e LinkedIn.
- Apesar de ter perdido para o Habbo, o Orkut ficou em segundo lugar como a rede social que mais cresceu na web.
- Mesmo com o crescimento acelerado do Twitter, o site só corresponde a 4,32% do tempo dos usuários do Wakoopa, ainda que um quarto deles seja membro do serviço.
- The Sims 3 foi o novo software destaque no mundo Windows. No Mac, o novato mais popular foi o Tweetie.
- Os que mais cresceram, por plataforma: Freegate (Windows), Prism (Mac) e Google Chromium (Linux). Os que mais caíram: AVG Anti-Virus (Windows), Movist (Mac) e Prism (Linux).
- O World of Warcraft continua como o jogo mais ativo no mundo, tanto no Windows quanto no Mac — mas o America’s Army 3 foi o que mais cresceu no trimestre.
- No Mac, o Adium é o IM mais popular entre todos os grupos de idade — exceto os maiores de 50 anos, que preferem o Skype. O Windows Live Messenger domina no sistema operacional da Microsoft, seguido também do Skype. No Linux, o Pidgin é soberano.
Finalmente, uma novidade bacana do último relatório foram as informações divididas por continentes. Abaixo, confira os dados da América do Sul:
Até hoje, quase um bilhão de horas (!) de uso de softwares foram contabilizadas pela Wakoopa. Aos interessados, o relatório completo do Q2 2009 pode ser baixado aqui, num PDF de 41 páginas. Ele é gratuito, mas pede o seu nome e email antes do download.
[Dica do Filipe, obrigado!]