O melhor pedaço da Maçã.

Apple finalmente confirma chegada do ECG e notificação de ritmo cardíaco irregular para brasileiros

Eles virão com o iOS 13.6 e o watchOS 6.2.8
DenPhotos / Shutterstock.com
ECG no Apple Watch

Era só uma questão de tempo: no fim de maio, noticiamos em primeira mão que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tinha aprovado o recurso de eletrocardiograma (ECG) para o Apple Watch no Brasil — e, junto a ele, os alertas de ritmo cardíaco irregular.

Publicidade

Pois agora, enfim, a Apple Brasil confirmou que ambos ECG e os alertas de ritmo cardíaco irregular chegarão para brasileiros no iOS 13.6 e no watchOS 6.2.8. Os updates deverão ser liberados em breve para todos os usuários.

ECG

Para configurar o ECG, que requer um Apple Watch Series 4 ou 5, abra o app Saúde (Health) no iPhone e, caso não seja apresentado um aviso para configurar o app, toque na aba “Explorar”, depois em Coração » Eletrocardiograma (ECG) » Configurar app ECG.

Se por um acaso o app ECG não estiver disponível no Apple Watch, baixe-o na App Store do relógio.

ECG - Apple Watch

Uma vez tudo configurado, você já pode fazer seu primeiro eletrocardiograma: abra o app ECG, apoie seus braços numa mesa (ou no seu colo) e posicione seu dedo indicador (da mão oposta à do relógio, claro) na Digital Crown; aguarde 30 segundos. Em seguida, o aplicativo lhe dará os resultados e poderá salvar possíveis sintomas nos seus dados da plataforma Saúde.

Publicidade

Você pode realizar o processo periodicamente ou, caso não tenha histórico de problemas cardíacos, simplesmente quando sentir uma alteração anormal nos seus batimentos ou algum desconforto.

Obviamente, como já citamos aqui várias vezes, a ideia não é que o ECG do Apple Watch substitua um eletrocardiograma profissional feito numa clínica ou hospital; o recurso é um complemento que pode indicar possíveis problemas — o resultado do ECG, um arquivo em PDF, pode ser enviado ao seu médico para fornecer informações sobre a sua saúde.

Notificações de ritmo cardíaco irregular

Já os alertas de ritmo cardíaco irregular, como o nome indica, ocasionalmente verifica o batimento cardíaco para identificar a existência de um possível ritmo irregular que possa constituir um sinal de fibrilação atrial (FibA).

Notificações de ritmo cardíaco irregular

Para ativar o recurso, abra o app Saúde no iPhone, toque na aba “Explorar” e, em seguida, em Coração » Notificações de Ritmo Cardíaco Irregular. Após configurar os avisos de ritmo cardíaco irregular, você poderá ativá-los ou desativá-los na app Watch, no iPhone. Para isso, abra-o e na aba “Meu Relógio” vá em Coração » Ritmo irregular.

Publicidade

Esses alertas estão disponíveis a partir do Apple Watch Series 1.


Finalmente, a espera está acabando. Aproveitem! 😀

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Agora também é possível usar a GoPro HERO8 Black como webcam no Mac

Próx. Post

Apple inicia testes públicos do iOS 14, do iPadOS 14, do macOS Big Sur, do watchOS 7 e do tvOS 14

Posts Relacionados