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John Gruber dá receita para transformar Android num iPhone-killer

John Gruber com certeza não se tornou um ícone na comunidade de usuários de Macs — além de figura respeitada na blogosfera mundial — por acaso. Dono de uma personalidade forte, inteligência afiada e de opiniões bem fundamentadas, ele define a si mesmo como um raconteur (um contador de histórias), talvez na tentativa de escolher sua melhor habilidade.

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John Gruber

Nos últimos dias, este ilustre desconhecido (posso apostar que boa parte de vocês não o reconhecerá) postou em seu blog pessoal, o Daring Fireball — que já se tornou leitura obrigatória da indústria —, suas opiniões a respeito de como o Google Android poderia se tornar um concorrente real do iPhone OS, algo que na visão dele seria a melhor coisa que poderia acontecer para a Apple.

Preferi sumarizar os pontos apontados por ele no artigo, a fim de facilitar a leitura e permitir que as suas ideias sejam mais bem aproveitadas por quaisquer interessados em enfrentar de modo efetivo a concorrência no segmento que for. Vamos lá?

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  • “Comece copiando o que a Apple fez corretamente.” Um aparelho por ano. Esqueça os 18 modelos da mesma porcaria que você produz, mesmo que as operadoras parceiras lhe implorem por isso.
  • “Não mire o meio do mercado.” Mire no mercado mais sofisticado, aquelas 500 mil pessoas que irão fazer filas pelo melhor dispositivo móvel sem se importar com quem o fabricou.
  • Tenha certeza de que ele é melhor que o iPhone “em todos os aspectos”. Descubra o que você pode fazer melhor que a Apple e “promova isso de todas as formas possíveis”.
  • Procure enfatizar o que a Apple não permite, como o processamento em segundo plano e todos os aplicativos que foram rejeitados.
  • Faça um telefone um pouco menos fino e melhore o desempenho da sua bateria. Esqueça baterias removíveis, elas fazem o aparelho parecer de má qualidade.
  • Promova uma política de marca similar à da Apple. Nenhum logotipo na frente, muito menos das operadoras na parte de trás.
  • Mire alto. Então, mire ainda mais alto, para depois mirar ainda mais alto do que já havia apontado. “Se a Apple é a BMW, você pode ser a Porsche.”
  • A imprensa está louca para escrever sobre o dia em que o iPhone não será mais o rei da cocada preta. Conquiste esse lugar.
  • A Apple mostrou aos desenvolvedores e à imprensa que só precisavam se preocupar com um único aparelho, e o tornou de fácil uso para os consumidores (Gruber cutuca a Motorola).

Perguntado por diversos leitores por que o seu foco recaiu sobre o Android — e não sobre a Palm —, Gruber diz que tanto o Android quanto o webOS são similares em termos de potencial de crescimento, mas que a situação da Palm é completamente diferente.

A Palm, segundo ele aponta, já segue o bê-a-bá da Apple, ao desenhar e integrar o próprio aparelho do hardware ao software. Isso não é seguido pelo Google, que dependente de parceiros e perde controle sobre o produto final.

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Resumindo o receita, Gruber aconselha criar um experiência primorosa para o usuário:

Tudo é apenas uma questão de execução.

. . .

É… dá-lhe, John Gruber! 😉

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