O melhor pedaço da Maçã.

Google também está na mira da FCC, devido ao acesso limitado do Android ao Skype

Quem imaginava que apenas a Apple e a AT&T ficariam nas mãos da FCC (Federal Communications Commission) por causa da controversa história do Google Voice fora da App Store, se enganou lindamente. A gigante de buscas também está na mira da agência governamental, por supostamente jogar com o seu sistema móvel, o Android, da mesma forma que as empresas por trás do iPhone.

Publicidade

Google Voice no iPhone

O causador da bagunça agora é o Skype, um aplicativo que usamos tranquilamente na plataforma móvel da Apple, mas que ainda não encontrou um “terreno firme” no Android. Por causa disso, quem possui um “gPhone” fica limitado a usar a sua versão Lite, que acessa a rede do serviço por uma conexão celular comum. As ligações, apesar de serem cobradas da mesma forma que em outros aparelhos e no desktop, também custam minutos do plano telefônico.

O resultado disso é um briga de gigantes, que coloca o Skype no meio sem que ele tenha nada a ver com o caso inicial — comprovando que o cumprimento da lei também é bagunçado fora do Brasil… 😛 O que os responsáveis pelo aplicativo disseram ao USA Today para se livrar da FCC de uma vez é que o Android não suporta uma versão completa do Skype — o que é fácil de entender, pois atualmente apenas rodam nessa plataforma softwares baseados em Java.

Publicidade

Todavia, o Google jogou mais lenha na fogueira ao admitir que bloqueia conexões VoIP no Android a pedido de “certas operadoras”, e aqui a FCC já encontrou um motivo para pegar a T-Mobile (operadora parceria oficial da gigante de buscas nos EUA) de jeito. Apesar de ela ter negado a acusação de ter feito um pedido desses, o Google tem até hoje para descrever o processo de aprovação do seu Android Market para a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos.

Colocar um aplicativo de VoIP no meio dessa história serviu para a FCC descobrir que o Google também pode estar favorecendo interesses de certas operadoras por baixo dos panos, mas a Apple também não oferece acesso total ao Skype pelo iPhone, apenas via Wi-Fi. Em meio a isso, o Voice está a caminho da web, para favorecer os usuários de iPhone — boas notícias pra nós.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Aplicativo Descolagem disponível na iPhone App Store; evento acontece amanhã (22/8)

Próx. Post

Mobiloko é mais uma que lança um jogo de resta um para iPhones/iPods touch

Posts Relacionados