Como de praxe em todo final de mês, a AdMob disponibilizou hoje sua pesquisa sobre o mercado móvel referente ao mês de julho de 2009, examinando a descoberta, uso e padrões de compra de apps nas mais diversas plataformas de smartphones. O último relatório combina dados de pesquisas com mais de 1.100 usuários de iPhones, iPods touch, dispositivos com o Google Android e BlackBerries.
De acordo com pesquisas da AdMob, a grande maioria dos apps descobertos por usuários é feita por navegações pelo próprio gadget, em vez do computador do usuário. Além disso, de todos os que já compraram títulos, a razão mais citada para essa decisão foi eles terem gostado da versão grátis do app, ou seja, disponibilizar versões Lite é o que liga.
Colocando a App Store lado a lado com o Android Market, a AdMob concluiu que 50% dos usuários de iPhones e 40% dos donos de iPods touch compram um ou mais apps por mês, contra apenas 19% dos consumidores do Google. A média desses é de cinco downloads pagos por mês, com um gasto médio de US$9,49 (iPhone) e US$9,79 (iPod touch), com um custo médio por app de menos de US$2.
Por outro lado, quem não costuma gastar com apps tem hábitos de download semelhantes em ambas as plataformas. Cada mês, usuários de iPhones e dispositivos com Android baixam cerca de 10 apps novos (25% deles pagos), contra 18 de donos de iPods touch (apenas 2 deles pagos). Mais da metade de usuários de iPhones e Android gastam 30 minutos ou mais por dia usando aplicativos móveis.
Considerando números gerais de usuários (26,4 milhões de donos de iPhones e 18,6 milhões de iPods touch), a AdMob sugere, então, que o mercado da App Store chega a US$200 milhões por mês, ou quase US$2,4 bilhões por ano. Comparativamente, o Android Market hoje não passa de US$60 milhões por ano.
A AdMob afirma ser a maior rede de propagandas móveis do mundo, servindo mais de sete bilhões de anúncios para mais de 160 países e territórios. Este último relatório está disponível para download em formato PDF (222KB).