O melhor pedaço da Maçã.

Empregada da Apple pode ser demitida por vídeo viral no TikTok [atualizado]

Foto de Alexander Shatov no Unsplash
TikTok

Uma empregada da Apple teria sido ameaçada de demissão caso não removesse um vídeo que se tornou viral e envolvia informações sobre a empresa. A questão é: será que as informações eram importantes o suficiente para justificar o ato?

Publicidade

Uma das características dos iPhones que os bandidos mais odeiam é o fato de que, se eles não conseguirem acesso ao ID Apple do usuário, o aparelho se torna um “peso de papel” e eles não podem restaurá-lo para revendê-lo rapidamente. Assim, eles buscam desesperadamente conseguir a senha do ID Apple, tentando extorquir os usuários — é claro, não é preciso ler manuais da Maçã para saber que a dica é sempre: nunca dê sua senha aos bandidos, a menos que você esteja sob ameaça física ou algo do tipo.

Informações do tipo são muito básicas e já demos diversas dicas aqui no MacMagazine, mas parece que a Maçã não gostou nada, nada, quando algo do tipo foi divulgado por uma TikToker que trabalha para a Apple.

Paris Campbell possui mais de 400 mil seguidores em sua conta no TikTok. Ela, que também faz stand-up comedy, publicou há uma semana um vídeo no qual respondia a uma pessoa que havia sido roubada e os criminosos estavam ameaçando expor seus dados caso ela não desvinculasse o aparelho do ID Apple. Campbell, então, explicou e auxiliou a pessoa para não fazer isso, afirmando que ela trabalhava como engenheira de hardware certificada de “uma certa empresa que gosta de falar sobre frutas”.

@stopitparis

#stitch with @Stella this is so out of my content niche

♬ Love You So – The King Khan & BBQ Show

O vídeo viralizou, ganhando mais de 5 milhões de visualizações em menos de 24 horas. Na última sexta-feira (12/8), porém, ela recebeu uma ligação de um gerente pedindo que ela retirasse o vídeo do ar, caso contrário, ela estaria sujeita a ação disciplinar “até e incluindo demissão”. Ela chegou a perguntar o que aconteceria caso o mantivesse no ar, e não houve resposta — agora, o vídeo já alcançou 7 milhões de visualizações.

Publicidade

Logo depois, ela publicou um segundo vídeo intitulado “Querida Apple”, expondo o que havia acontecido. Ela revelou que trabalhava para a empresa por quase seis anos e argumentou que não havia, anteriormente, citado que era uma empregada da Apple. Porém, mesmo se o tivesse feito, não há, nas políticas de mídia social da companhia, nada que a impeça de revelar isso, exceto de isso foi feito de uma maneira a “fazer a empresa parecer ruim” — o que não foi o caso.

Ela ainda se defendeu dizendo que o conteúdo do primeiro vídeo já é de conhecimento público, e ela estava apenas aconselhando, como faz muitas pessoas na internet. Em entrevista ao The Verge, Campbell chegou a dizer que “não tenho todo esse conhecimento sobre a Apple apenas porque trabalho para a Apple. Cheguei a esse conhecimento porque tenho uma longa formação técnica e história. Por isso me contrataram”.

Publicidade

Além disso, ela questionou a resposta da Apple, pois achou contrastante com a forma de a empresa se portar “em termos de dizer às pessoas para pensar diferente, inovar e apresentar soluções criativas”. De acordo com ela, foi exatamente o que ela se propôs a fazer. Agora, ela aguarda uma definição por parte da empresa e espera continuar trabalhando lá.

Alguém duvida que pode dar ruim para ela, ainda mais depois desse segundo vídeo? 🤭

Atualização23/12/2022 às 13:30

Depois de toda essa repercussão, Paris Campbell voltou a fazer um vídeo para esclarecer o ocorrido. Na verdade, ela relatou no TikTok que foi, sim, demitida pela Apple, porém não pelos vídeos — os quais, aliás, a empresa disse que não havia problema em mantê-los no ar.

Publicidade

O grande problema, porém, parece ter sido em relação aos constantes afastamentos médicos por conta da COVID-19. Durante o período de pandemia, ela contraiu o vírus por três vezes e teve complicações.

A empresa teria sido, inicialmente, “compreensiva”, dizendo para ela se afastar o tempo que fosse necessário. Entretanto, após as diversas ocorrências, a Maçã teria enviado cartas para o seu antigo endereço solicitando as documentações médicas para validar sua licença médica estendida — o que não foi feito.

Neste mês, a empresa a demitiu por email e, como contou ao The Daily Dot, o fato de terem enviado os pedidos a um antigo endereço teria sido de propósito, para “não dar opções para manter o emprego”.

De um problema para outro, resta saber se a ex-funcionária ficará satisfeita com como tudo terminou.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple remarca retorno dos trabalhos presenciais para setembro

Próx. Post

Berkshire Hathaway comprou mais ações da Apple no 2º trimestre

Posts Relacionados