O melhor pedaço da Maçã.
Photo Oz / Shutterstock.com
Foto do site do Steam (Valve)

Apple pede informações à Valve para ajuda-lá contra a Epic

Mas o pedido foi negado pela criadora do Steam

A Valve — gigante dos jogos de PC e proprietária da plataforma de jogos Steam —, recusou um pedido da Apple para fornecer informações relacionadas à venda e à distribuição de videogames para o processo envolvendo a gigante de Cupertino e a Epic Games, que se arrasta desde o ano passado.

Publicidade

A Apple alega que o Steam “é a plataforma de jogos digitais dominante na plataforma de PC e é uma concorrente direta da Epic” e, por isso, as informações sobre as vendas e operações do mercado digital podem mostrar “a extensão do mercado em que a ‌Epic Games‌ Store está competindo”.

A Apple argumenta que a Valve deve fornecer essas informações, uma vez que não estão disponíveis em nenhum outro lugar e “não aumentam o risco de qualquer dano competitivo”.

Fato é que algumas informações comerciais são tão valiosas que a Valve recusou a intimação da Maçã — e agora a justiça precisa decidir se a criadora do Steam deverá ou não fornecer as informações solicitadas, como divulgado pelo PC Gamer.

Publicidade

A Apple aparentemente exigiu dados sobre mais de 30.000 jogos inicialmente, antes de estreitar seu foco para cerca de 600. A Apple está exigindo informações sobre cada versão de um determinado produto, todo conteúdo digital e itens, datas de venda e todos os preços desde 2015 até os dias atuais, a receita bruta de cada versão discriminada individualmente, e toda a receita da Valve com ela.

A Apple diz que esta informação é “crucial” para a análise do tamanho total do mercado a fim de entender o alcance da Epic. Em resposta, a Valve observa que “a maioria” dos jogos em sua plataforma pode ser comprada em outro lugar, incluindo de desenvolvedores e lojas de varejo ou outras plataformas de jogos para PCs.

A Valve também afirmou que a Apple não possui uma “necessidade substancial” por essas informações, visto que elas não competem no mesmo mercado.

De alguma forma, em uma disputa por aplicativos móveis, uma distribuidora de jogos para PC que não compete no mercado móvel ou vende “aplicativos” está sendo enquadrada como uma figura-chave. Não somos. As informações extensas e altamente confidenciais que a Apple exige sobre um subconjunto de jogos para PC disponíveis no Steam não mostram o tamanho ou os parâmetros do mercado relevante e seria extremamente difícil de reunir. As demandas da Apple por mais produção devem ser rejeitadas.

O juiz Thomas Hixson, responsável pelo caso, agora terá que considerar as posições da Apple e da Valve antes de tomar uma decisão sobre o assunto — mas é pouco provável que a Maçã consiga todas as informações que havia pedido.

via iMore

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

“On The Rocks” e mais filmes do Apple TV+ são indicados ao Critics Choice Awards

Próx. Post

App captura ambientes com scanner LiDAR dos iPhones e iPads Pro

Posts Relacionados