O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Google explica indisponibilidade do Gmail na tarde desta terça-feira

Será que o pessoal do Google ainda não assimilou que o Gmail já é o terceiro serviço de emails mais popular dos Estados Unidos? (E, provavelmente, também está entre os três ou cinco mais populares do mundo?) A repercussão da falha desta tarde — que não foi gravíssima, mas demorou tempo suficiente pra quase derrubar o Twitter com tanta gente reclamando ao mesmo tempo — foi tão grande que os caras se sentiram na obrigação de prestar um depoimento sobre o ocorrido.

Publicidade

Fail Gmail

Resumindo a história toda, os engenheiros do Google tiraram alguns servidores do ar no começo da tarde para manutenção de rotina e não perceberam que o nível de acessos ao Gmail estava tão alto que rapidamente começou a sobrecarregar e travar servidores de roteamento, vitais para acesso ao serviço.

Ocorre que as contas e dados de todos os usuários do Gmail estão espalhados e duplicados em uma infinidade de servidores em diferentes data centers, porém o acesso tem que se dar a partir de roteadores, que direcionam as requisições para cada servidor. Como esses “encaminhadores” começaram a ser derrubados, ninguém mais conseguia acessar o Gmail. Curiosamente, o acesso via IMAP e POP não foi comprometido, porque os roteadores usados para eles são diferentes.

Gmail status

Segundo informa o Google Apps Status Dashboard (screenshot registrada acima), a falha do serviço durou pouco mais de uma hora e meia (cerca de 100 minutos, no total), começando um pouco antes das 17 horas (pelo horário de Brasília) e só se normalizando depois das 18h30. Somente com esta queda, o uptime do Gmail no mês caiu para cerca de 99,7%, quando a meta do Google é mantê-lo online por pelo menos 99,9% do tempo.

Ben Treynor, vice-presidente de engenharia e “czar” de confiabilidade de sites do Google, afirma que o episódio serviu para que a sua equipe percebesse que algumas medidas precisam ser tomadas para garantir que o serviço permaneça acessível mesmo com sobrecargas como a de hoje. A infraestrutura de roteadores do Google será mais bem equipada e os seus engenheiros trabalharão para garantir que problemas num data center não mais afetem o acesso a outros.

“Gostaria de pedir desculpas a todos vocês. A falha de hoje foi um Grande Problema, e nós a estamos tratando como tal”, afirmou Ben. Que bom, eu (e muita gente) fico contente por isso.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Open Computer da Psystar com Snow Leopard

Psystar anuncia compatibilidade com o Snow Leopard para novas máquinas; manda alerta para antigas

Próximo Artigo

Microsoft descontinua Zunes antigos; foco agora é no Zune HD

Posts Relacionados