O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Snow Leopard ainda não é suficiente para atrair a atenção de CIOs

Caixa do Mac OS X Server 10.6 Snow Leopard

Caixa do Mac OS X Server 10.6 Snow LeopardDurante o anúncio do Mac OS X 10.6 Snow Leopard na keynote da WWDC’ 09, a Apple fez questão de apresentar uma nova funcionalidade que trazia um diferencial importante para o uso do sistema entre as empresas: o suporte nativo ao Microsoft Exchange, algo que a própria Microsoft nunca trouxe para o seu sistema operacional.

Publicidade

Entretanto, após o lançamento oficial do Snow Leopard, uma pesquisa com 90 CIOs promovida pela TechRepublic apontou que a novidade não é forte o suficiente para mudar a opinião deles a respeito dele.

Se o júri formado por 12 diretores foi unânime em declarar que não pretendem adotar mais Macs em seus parques por este motivo, 50% dos votantes declararam que a adoção do Snow Leopard não promoveria nenhum impacto na infraestrutura das empresas.

Quase todos disseram, ainda, que os Macs não fazem sentindo algum em uma rede corporativa, embora alguns poucos reconheçam que, pessoalmente, eles admiram e respeitam o Mac OS X (alguns utilizam-no em suas casas), mas há inúmeros obstáculos para usá-lo no trabalho.

Confira algumas das razões citadas por que os Macs ainda são rejeitados pelas empresas:

Publicidade

Kevin Leypoldt, diretor da Structural Integrity Associates: “Somos uma empresa de engenharia multi-disciplinar, portanto, optamos pelo Windows. Embora existam alguns Macs por aqui, adotar novos iria exigir a virtualização do Windows ou a adoção de configurações com dual boot. Introduzir e dar suporte a um segundo sistema em cada computador não é algo que estamos procurando no momento.”

Publicidade

Donna Trivison, diretor de TI do Ursuline College: “O suporte nativo ao Exchange no Snow Leopard não nos fará adotar mais computadores da Apple. O custo dos Macs ainda é significativamente alto e a maioria dos nossos usuários e dos nossos aplicativos ainda requer o Windows.”

Scott Lowe, CIO do Westminster College: “Somos uma instituição muito orientada à Microsoft. Ela pratica preços muito, muito atrativos para as universidades.”

Brent Nair, CIO da Wunderlich Securities: “Não, nossa aplicação principal não roda no Mac OS X.”

Publicidade

Chris Brown, vice-presidente de tecnologia da Big Splash Web Design: “Nos custaria muito tempo e exigiria um alto investimento para manter os usuários e treinar a equipe de suporte.”

As demais declarações publicadas não são diferentes e, em parte, eu preciso concordar com todas elas. A Apple até pode possuir uma versão destinada aos servidores, mas é um fato que o Mac OS X em geral não foi projetado para atender a uma demanda corporativa mais exigente. Ele pode até ter estrutura para satisfazê-la, pois não lhe falta tecnologia para tanto, porém, falta interesse de Cupertino em fazê-lo.

Enquanto a Apple estiver com lucros garantidos na venda de iPhones e crescendo cada vez mais no mercado do usuário final, ela continuará ignorando as empresas. A questão aqui é: até quando?

[Via: ZDNet.]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

CodeWeavers atualiza CrossOver Games para a versão 8, agora com suporte ao Snow Leopard

Próximo Artigo

Réplica: cinco motivos pelos quais Macs não superam PCs com o Windows 7

Posts Relacionados