O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Com o Opera 10 final disponível, Lifehacker faz novo teste geral entre browsers

O Opera foi o último browser a ganhar uma nova versão recentemente, e era o que faltava para o Lifehacker colocar as versões mais recentes de todos os navegadores populares à prova, comparando tempo de carregamento, uso de RAM e desempenho de JavaScript. Safari, Firefox, Chrome e Internet Explorer se uniram ao lançamento desta semana para o benchmark geral, que foi realizado em um PC Centrino Duo com Windows XP.

Publicidade

Browsers

Em inicialização, a versão estável do browser do Google foi a vencedora (imagem acima). Ele abriu em menos de cinco segundos na primeira vez e em pouco menos de um na segunda tentativa. O único que chegou consideravelmente perto dos seus resultados foi o novo Opera, enquanto os demais não conseguiram fazer tempos de inicialização limpa inferiores a seis segundos.

O próximo teste envolveu o carregamento de oito sites em abas. Aqui, o Chrome novamente se saiu mais rápido, cumprindo a tarefa em menos de sete segundos na suas versões oficiais e nos betas. Mais uma vez, o único que se aproximou dele foi o Opera:

Browsers

Em JavaScript, os principais destaques do momento são Safari e Chrome, graças aos seus engines muito mais rápidos que os da concorrência. Os testes do Lifehacker comprovaram que o browser do Google é mais eficiente que o da Apple nessa área, mas também não considera os avanços constantes do WebKit e o desempenho em 64 bits trazido aos Macs pelo Snow Leopard:

Browsers

O último quesito analisado foi consumo de RAM: desta vez o melhor foi o Firefox, confirmando impressões que registramos aqui há algum tempo. Junto dele, Opera e Safari também tiveram bons resultados, mantendo-se estáveis a menos de 200MB:

Browsers

Se compararmos com testes anteriores, é fato que os browsers estão se tornando melhores e mais eficientes. Mas, como a opinião dos usuários é bastante variada, seria legal conferir um relato atualizado da experiência de vocês com os seus navegadores preferidos.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

TomTom demonstra Car Kit para iPhone na IFA 2009, na Alemanha

Próximo Artigo

IFA 2009: Navigon segue os passos da TomTom e também lançará suporte para iPhone

Posts Relacionados