Quando Phil Schiller começou a falar sobre o iPod touch no evento desta quarta-feira, ele citou diversas das suas qualidades e deixou para o final o fato de que o gadget “é um excelente console de jogos portáteis”. De fato, isso nós todos já sabíamos, mas a Apple deu realmente uma atenção especial à coisa durante a sua keynote.
Citando um artigo recente da BusinessWeek que afirmou que a Apple em breve poderia passar a liderar o mercado de games mobile, Phil mostrou o seguinte gráfico à plateia presente no auditório do Yerba Buena Center for Arts, em San Francisco:
Descartando análises e comentários sobre a qualidade e repetição de títulos em si (o que também pode ocorrer nas duas outras plataformas), a iPhone App Store possui hoje 21.178 jogos disponíveis, contra 3.680 do Nintendo DS e apenas 607 do Sony PSP.
Phil não parou por aí, e continuou detonando a concorrência: ambos não possuem multi-touch, seus jogos são muito caros (em média US$30-40 por título), a experiência de compra é bem pobre e eles não oferecem nada como um iPod. Hoje, a Apple também atualizou o hardware dos dois modelos maiores do touch (32GB e 64GB), que passam a suportar Open GL ES 2.0 e prometem uma performance até 50% maior que a da geração anterior.
Não foi à toa que a Apple reservou alguns bons minutos da keynote de hoje para representantes de grandes desenvolvedoras de games para iPhones/iPods touch, como Ubisoft, Gameloft, Electronic Arts, Tapulous, entre outras. Nos próximos meses deveremos ver a chegada de muita coisa boa por aí nesse sentido.