O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple abre código fonte da implementação do Grand Central Dispatch

Grand Central DispatchEm uma atitude bastante inesperada, a Apple abriu hoje na Mac OS forge o código-fonte de uma tecnologia importante do Snow Leopard, o Grand Central Dispatch. Todas as bibliotecas que compõem o recurso agora estão reunidas em um projeto independente, o libdispatch.

Publicidade

A iniciativa é muito interessante por um lado, mas o MacResearch e um número considerável de outros desenvolvedores manifestaram um enorme espanto ao tomar conhecimento dela. Como já sabemos, o GCD é uma excelente solução para tirar proveito de processadores com múltiplos núcleos, capaz de dar à Apple enorme destaque nesse segmento da indústria.

Contudo, a abertura do Grand Central Dispatch aparenta possuir razões mais complexas, que afetam positivamente os desenvolvedores em outros sistemas UNIX/Linux. O código é fácil de portar e ser compilado, e muita gente que trabalha com Macs e outras máquinas em áreas específicas de ciência e tecnologia encontrará enorme utilidade em usá-lo. Antes que falem da Microsoft copiá-lo no Windows ou algo assim, é bom deixar claro que isso pode ser descartado, julgando que ela já possui uma abordagem distinta para multi-core há algum tempo.

O libdispatch promete se tornar bastante popular, assim como o WebKit e outros projetos abertos da Apple se tornaram. Pela descrição das bibliotecas, toda a estrutura de funcionamento semelhante à do Snow Leopard está inclusa no código para uso. Além disso, muita documentação (além da existente no site da Apple) será aberta para elas, e contribuições ao código feitas por voluntários poderão atingir até o Mac OS X.

[Via: Daring Fireball.]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Novo comercial do Windows 7 muda abordagem e traz tom positivo

Próximo Artigo

Protótipo de Mac Pro octo-core rodando o Snow Leopard é posto à venda no eBay

Posts Relacionados