Apple abre código fonte da implementação do Grand Central Dispatch

Grand Central DispatchEm uma atitude bastante inesperada, a Apple abriu hoje na Mac OS forge o código-fonte de uma tecnologia importante do Snow Leopard, o Grand Central Dispatch. Todas as bibliotecas que compõem o recurso agora estão reunidas em um projeto independente, o libdispatch.

Publicidade

A iniciativa é muito interessante por um lado, mas o MacResearch e um número considerável de outros desenvolvedores manifestaram um enorme espanto ao tomar conhecimento dela. Como já sabemos, o GCD é uma excelente solução para tirar proveito de processadores com múltiplos núcleos, capaz de dar à Apple enorme destaque nesse segmento da indústria.

Contudo, a abertura do Grand Central Dispatch aparenta possuir razões mais complexas, que afetam positivamente os desenvolvedores em outros sistemas UNIX/Linux. O código é fácil de portar e ser compilado, e muita gente que trabalha com Macs e outras máquinas em áreas específicas de ciência e tecnologia encontrará enorme utilidade em usá-lo. Antes que falem da Microsoft copiá-lo no Windows ou algo assim, é bom deixar claro que isso pode ser descartado, julgando que ela já possui uma abordagem distinta para multi-core há algum tempo.

O libdispatch promete se tornar bastante popular, assim como o WebKit e outros projetos abertos da Apple se tornaram. Pela descrição das bibliotecas, toda a estrutura de funcionamento semelhante à do Snow Leopard está inclusa no código para uso. Além disso, muita documentação (além da existente no site da Apple) será aberta para elas, e contribuições ao código feitas por voluntários poderão atingir até o Mac OS X.

[Via: Daring Fireball.]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…