Assim como fez com o iPod nano 5G, o pessoal do iFixit também dissecou o novo iPod touch 3G, fazendo algumas revelações que não imaginaríamos apenas o observando igual ao anterior (ou ao modelo de 8GB), mas com maior capacidade de armazenamento. Da mesma forma que o iPhone 3GS mudou nas suas “entranhas”, o novo touch realmente é o melhor já feito pela Apple.
No entanto, há diferenças de hardware muito favoráveis a ele, que o tornam melhor que o novo smartphone da Apple. Os componentes internos dele suportam muito mais recursos, justamente por não contarem com nenhuma capacidade de telefone a ser mantida em constante funcionamento. Isso permitiu à Apple incluir novidades “escondidas”, porém não habilitadas oficialmente.
Para começar, temos um chip Broadcom BCM4329 (especificações neste PDF, 618KB), que não suporta apenas conectividade Wi-Fi 802.11b/g e Bluetooth, mas também 802.11n. Isso mesmo: ele conta com o tão comentado hardware para suportar altas velocidades de transferência em baixa potência, além de um transmissor/receptor FM como o do iPod nano.
O problema é que esses componentes, por estarem desativados, poderão levar um bom tempo até serem utilizados pela Apple, isso se tiverem alguma serventia na nova geração do iPod touch. Levando em consideração o fato de o iPhone 3GS não suportar essas funções, não é favorável para a Apple habilitá-las nesse iPod, ao menos por enquanto. Além disso, é bom lembrar que essas funções ativadas consomem muita energia e geralmente produzem um calor que pode ser prejudicial ao gadget.
Por fim, aos que não se conformaram com a falta de uma câmera no iPod touch 3G, aqui vai algo que pode ser uma boa notícia para o futuro: existe um pequeno espaço vazio na parte superior do aparelho (ao lado da antena Wi-Fi, na imagem acima) onde uma câmera semelhante à do iPod nano pode ser implantada. Isso é bom, mas o iFixit não conseguiu determinar se uma câmera com as funções de auto-foco do iPhone 3GS poderia ser posta lá, pois a espessura do iPod touch compromete muito essa tarefa.