O iTunes 9, lançado na última quarta-feira durante o evento “It’s only rock and roll”, trouxe para a loja de aplicativos e músicas da Apple uma interface renovada, mais leve e dinâmica. Porém, ela já tem sido alvo da crítica de alguns desenvolvedores, de acordo com um artigo publicado no site InformationWeek.
Segundo os reclamantes, a nova interface agrava ainda mais a descoberta de aplicativos menos populares, pois o foco ficou centrado em lançamentos e destaques, e já seria razão para quedas em vendas nos últimos dois dias.
Uma das razões citadas é a remoção do processo de navegar pela loja a que o cliente era submetido. Agora, quem deseja “passear” pelas categorias da loja precisa habilitar isso manualmente. Com isso, a nova forma irá aos poucos se solidificar, modificando os hábitos de compra.
A mudança atingiu principalmente quem produz jogos, pois eles possuíam diversas subcategorias. Quem figurava na lista dos mais vendidos de uma seção específica, agora está perdido no meio de todos os outros.
Enquanto a Apple não implementar melhores soluções para contornar o problema, a questão da “encontrabilidade” dos títulos irá continuar. Se, de um lado, a situação prejudica alguns, de certo modo ela também beneficia outros. Quando é executada uma busca por um jogo em específico, os lançados recentemente acabam se destacando nos resultados.
A esperança geral é que a implementação das recomendações Genius dentro da App Store recompense a menor visibilidade. Há quem acredite, ainda, que a Apple deverá implementar em breve um outra forma de contornar a situação e oferecer uma melhor experiência tanto para quem compra quanto para quem desenvolve.