Ao final da sua participação no Engadget Show em Nova York, Jon Rubinstein, CEO da Palm, conversou por um tempo com Sam Gustin, colunista do DailyFinance.
Rubinstein se recusou a comentar sobre o iPhone. “Eu não me foco nos rivais”, declarou ele. Entretanto, o CEO se mostrou muito animado para comentar sobre a maior lição aprendida durante o período em que ele trabalhou para a Apple:
Eu desenvolvi o bom gosto. Aprendi como fazer produtos para os consumidores, e não para engenheiros.
Antes de ser contratado pela Palm, Rubinstein passou 20 anos da sua vida trabalhando para Steve Jobs (primeiro na NeXT, e depois na Apple) e foi responsável pelo desenvolvimento de produtos como o iPod e o iMac.
Sua entrada na fabricante do Pre aconteceu em 2006, quando ele resolveu se afastar do cargo de vice-presidente da divisão de iPods, que ocupava em Cupertino.
Rubinstein pode não possuir o mesmo carisma do antigo chefe, mas tem se mostrado um atento aluno e tem feito de tudo para replicar na Palm o sucesso que os produtos da Apple têm alcançado. Embora para alguns a ideia de lançar novos produtos nos mesmo dias escolhidos pela rival seja um pedido oficial para ser ignorado, talvez exista uma estratégia aí por trás.
Se o próprio Jobs nunca seguiu as regras e sempre preferiu fazer as suas, por que um aluno tão dedicado iria ignorar esta outra lição? Apesar de o foco do mercado estar voltado para o iPhone, o Palm Pre vai bem, obrigado! 😉