O melhor pedaço da Maçã.

Depois da “bolha .COM”, a corrida pelo “super smartphone”

Enquanto o futuro dos netbooks se mostra incerto, a indústria vai apostando pesado nos smartphones. Com o lançamento do Pre e do N97, respectivamente pela Palm e Nokia, hoje é a vez de a Apple estabelecer um novo padrão para o mercado de aplicativos de dispositivos móveis.

Publicidade

8-wwdc-developers

Após introduzir uma plataforma inovadora para consumidores e um novo mercado lucrativo para desenvolvedores, a Apple transformou o segmento e nos trouxe de volta a corrida do ouro.

Com o iPhone SDK, a empresa de Cupertino despertou a consciência de que o desenvolvimento de novos serviços e aplicativos poderia transformar milhares (por que não, milhões?) de jovens desenvolvedores em novos e bem-sucedidos empreendedores da noite pro dia — verdadeiros “azarões”. Um forte sinal da consolidação dessa corrida é a tendência apontada pelo The New York Times, segundo a qual diversas companhias têm sido vendidas após desenvolverem produtos de relativo sucesso. Pelo visto, os desenvolvedores descobriram como ganhar ainda mais dinheiro.

Publicidade

Embora o foco da WWDC seja maior na Apple — não apenas pelos motivos óbvios, mas por ser o maior mercado atualmente —, é perceptível que as outras plataformas têm vivenciado agitação semelhante. A concorrência, que envolve grande nomes e vultosas quantias investidas, já percebeu que o grande lance do jogo é a criação de um ambiente rico em opções e possibilidades.

Nomes como Google e HTC (com o Android), Palm (Pre), Nokia (N97), Research In Motion (BlackBerry) e Microsoft buscam todos os dias criar um ambiente similar ao da Apple para reservar seu lugar no futuro. Mesmo sendo notáveis os avanços atingidos tanto no que tange ao software — melhores SOs, melhores programas, experiências mais ricas —, quanto no lado do hardware — telas com resoluções melhores, multi-touch, melhor desempenho, etc. —,  o que pode definir o futuro dos “super celulares” é a riqueza dos aplicativos.

Se os smartphones serão os laptops de amanhã, ainda é cedo para dizer. Contudo, é certo que hoje pode ser o primeiro dia de uma grande revolução que virá por aí: nisso você pode apostar suas fichas, com toda a certeza.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Desenvolvedores independentes para iPhone OS se juntam para criar selo de qualidade

Próx. Post

MM na WWDC ’09: entrada no Moscone West, banners, preparativos

Posts Relacionados