O melhor pedaço da Maçã.

Engenheiros de segurança descobrem kits de software para roubar dados de Macs

Malware de Mac OS X

Lidar com software malicioso para Mac OS X nem sempre é uma tarefa difícil para especialistas de segurança na plataforma: ontem mesmo, a Intego não teve dificuldades para identificar o funcionamento de um malware descoberto no final de semana. Mas há quem diga que a coisa ainda pode ficar feia para o nosso lado.

Publicidade

Especialistas de segurança europeus e editores do ZDNet ligados à área comunicaram ontem a existência de grupos de criminosos vendendo kits de software do tipo DIY (Do-It Yourself — ou “faça você mesmo”, em português) que permitiriam o roubo de informações a partir de navegadores web do Mac OS X. Acredita-se que o Firefox já seja vulnerável a todos esses kits, mas tanto o Safari quanto o Chrome são outros alvos com alta probabilidade de serem explorados.

Segundo a CSIS, não há muita coisa obscura por trás desse tipo de ataque — pelo menos não além do que os ataques comuns para o Windows costumam fazer para desorientar usuários e mandá-los para páginas de downloads maliciosos, como keyloggers. Aliás, ao desorientar usuários de Macs por meio do browser, muitos hackers ainda são forçados a redirecioná-los para páginas de phishing comuns (identificáveis pela proteção dos navegadores, diga-se), pois os executáveis preparados para o altamente popular Windows não passam de arquivos inúteis no Mac OS X.

Qualquer ameaça disponível hoje em dia para o sistema operacional da Apple precisa da permissão do usuário para funcionar. Porém, o fato de haver pessoas sujeitas a conceder esse privilégio a qualquer aplicativo pode ser preocupante, se explorado com mais atenção por hackers. Assim, a existência de atividades criminosas relacionadas ao Mac OS X pode fazer com que novas técnicas de ataque ao sistema sejam propostas, o que reforça a necessidade de atenção das empresas de segurança.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Alta demanda por iGadgets também afeta produção de câmeras digitais

Próx. Post

Apple não mais permite que usuários postem reviews de apps baixados através de promo codes

Posts Relacionados