O melhor pedaço da Maçã.

Canalys: market share do iPhone aproxima-se do da RIM, agora em 18% entre smartphones

A Canalys publicou recentemente a sua pesquisa sobre o mercado mundial de smartphones referente ao terceiro trimestre de 2009, que trouxe boas notícias para Apple e Research In Motion.

Publicidade

Antes de irmos direto aos números das empresas, é importar destacar o fato de que as vendas do setor tiveram uma redução bastante inesperada no crescimento anual — de 13% do trimestre anterior, caíram para 4% —, algo bastante incomum à medida que nos aproximamos do final do ano, quando elas costumam crescer.

Mercado de smartphones, segundo Canalys - Q3 2009

Considerando os números das fabricantes, a Apple continuou como a terceira maior no setor, mesmo com um aumento de quase 7% nas vendas em relação ao terceiro trimestre de 2008. Mesmo assim, o total de iPhones comercializados fez com que ela encostasse na segunda colocada, a RIM, com um aumento de quatro pontos percentuais no seu market share, agora estimado em 17,8%.

A RIM teve uma leve queda de 0,3 ponto percentual no seu market share em relação ao trimestre passado, e agora detém 20,6% das vendas de smartphones, dividindo com a Apple a atenção dos analistas. Na primeira colocação, a Nokia ainda segue com os seus 39,7%, mas prossegue com a queda sequencial que vem sendo acompanhada nos últimos meses.

Mercado de smartphones, segundo Canalys - Q3 2009

Na guerra dos sistemas operacionais, o Symbian OS perdeu mais mercado para concorrência (de 50,3% do Q2 para 46,2% no Q3), fechando o trimestre pela primeira vez com menos da metade das vendas. BlackBerry OS e iPhone OS, por sua vez, continuam mostrando crescimento no setor, tomando espaço não apenas do sistema da Nokia, mas também do Windows Phone (ex-Windows Mobile), que caiu mais de 33% em relação ao terceiro trimestre de 2008.

Mercado de smartphones, segundo Canalys - Q3 2009

Mais informações sobre o assunto podem ser conferidas neste artigo do AppleInsider. A Canalys também abordará as mudanças constantes no mercado de smartphones em um dos tópicos do seu fórum sobre mobilidade, que será realizado na cidade de Londres (Reino Unido) em 17 de novembro.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Sony (!) lança DVD com 1.000 ringtones para o seu iPhone

Próx. Post

Super Talent apresenta primeiro pendrive USB 3.0 do mundo

Posts Relacionados