O melhor pedaço da Maçã.

O que os novos MacBooks Pro com M3 Pro e M3 Max têm que o M3 não tem?

MacBooks Pro de 14 e 16 polegadas com chips M3, M3 Pro e M3 Max

Enquanto algumas pessoas apenas apostavam numa atualização pontual do antigo MacBook Pro de 13 polegadas (o qual estava cotado para receber o chip M3), a Apple foi lá e nos surpreendeu no evento de ontem com uma nova versão de entrada do MacBook Pro de 14″, a qual pode ser configurada com a versão “base” do seu mais novo processador.

Publicidade

Por fora, esse novo modelo parece quase idêntico ao MacBook Pro de 14″ com os chips M3 Pro e M3 Max, mas se nos atentarmos para a lista de especificações dos laptops, veremos algumas diferenças importantes entre os novos modelos, as quais podem muito bem influenciar na sua decisão de compra.

Para facilitar as coisas, reunimos nesta matéria todas as principais diferenças entre os novos modelos. Assim, você poderá saber exatamente com que computadores está lidando na hora fazer a sua compra. Bora lá?

Cores e portas

As diferenças mais óbvias entre o MacBook Pro de 14″ com o chip M3 e os modelos mais caros está do lado de fora do laptop, embora ele tenha exatamente o mesmo design dos seus irmãos com os chips M3 Pro e M3 Max.

Publicidade

Primeiro temos a oferta de cores, que difere um pouquinho do resto da linha em apenas uma opção: o preto-espacial. Infelizmente, quem quiser um MacBook Pro com a nova (e belíssima) cor escura terá que desembolsar um valor um pouco maior e comprar um modelo com, pelo menos, o chip M3 Pro, já que a versão de entrada só está disponível nas cores prateada e cinza-espacial.

O preto-espacial, vale notar, substituiu por completo o cinza-espacial entre os modelos mais caros — uma decisão curiosa, para dizer o mínimo, mas também gera uma diferenciação maior entre as duas cores oferecidas.

MacBooks Pro de 14″ nas cores preto-espacial, prateado e cinza-espacial.

Outra diferença estética do modelo com o chip M3 é a ausência de uma porta Thunderbolt na lateral direita do laptop, entre o leitor de cartões SD e a porta HDMI. Enquanto os modelos com os chips M3 Pro e M3 Max possuem três portas Thunderbolt 4 (até 40GB/s), a versão mais barata possui apenas duas portas Thunderbolt 3 (também até 40GB/s) no lado esquerdo.

E, por contar apenas com Thunderbolt 3, o MacBook Pro de 14″ com o chip M3 traz suporte apenas a um monitor externo 6K a uma taxa de atualização de até 60Hz. A porta HDMI do modelo, por sua vez, suporta até um display 4K com uma taxa de atualização de até 120Hz.

Publicidade

Quem for de M3 Pro terá limitações parecidas, mas poderá conectar um monitor 4K na porta HDMI a uma taxa de atualização de até 144Hz. O M3 Max é bem mais flexível e suporta até três monitores 6K a uma taxa de 60Hz via Thunderbolt, além um monitor 4K na porta HDMI a uma taxa de até 144Hz. Você também pode conectar dois displays 6K a uma taxa de 60Hz via Thunderbolt mais um display 4K a 240Hz ou um display 8K a 60Hz via HDMI. Todos os modelos suportam DisplayPort via USB-C, vale notar.

Componentes internos

Obviamente, por contar com um processador de entrada, o MacBook Pro de 14″ com o chip M3 traz um número menor de núcleos, tendo 8 de CPU (4 de eficiência e 4 de performance) e 10 de GPU. Quem optar pelos modelos mais caros terá até 12 núcleos de CPU (6 de desempenho e 6 de eficiência) e 18 núcleos de GPU com o M3 Pro ou até 16 núcleos de CPU (12 de desempenho e 4 de eficiência) e 40 núcleos de GPU com o M3 Max.

Publicidade

Além disso, quem for de chip M3 poderá configurar sua máquina com 8GB, 16GB ou 24GB de memória unificada, enquanto quem for de M3 Pro terá à sua disposição opções com 18GB ou 36GB. O M3 Max, por sua vez, pode ser personalizado com 36GB, 48GB, 64GB, 96GB ou até 128GB de memória unificada. Todos os chips suportam ray tracing acelerado por hardware, além de tecnologias como mesh shading e Dynamic Caching.

Ainda falando de memória unificada, o M3, o M3 Pro e o M3 Max oferecem, respectivamente, memórias com 100GB/s, 150GB/s e 400GB/s de largura de banda. O M3 Pro, curiosamente, oferece uma largura de banda 25% menor do que seus antecessores diretos, o M1 Pro e o M2 Pro, o quais eram capazes de entregar 200GB/s. O M3 Max mais simples (14 núcleos de CPU e 30 núcleos GPU) também tem uma largura de banda da memória menor: 300GB/s.

Se você precisa de muito armazenamento, o MacBook Pro de 14″ mais barato talvez não seja a melhor opção. Ao contrário do modelo mais caro, que pode ser configurado com até 8TB de SSD1Solid-state drive, ou unidade de estado sólido. (sim, apenas no M3 Max), o modelo com o chip M3 está limitado a 2TB — a mesma quantidade de armazenamento máxima suportada pelo M2, diga-se.

A última diferença interna entre os modelos está no interior do laptop de entrada, que conta com um sistema de resfriamento composto por apenas uma ventoinha — contra duas do resto da linha.

Bateria

Surpreendentemente, o MacBook Pro de 14″ com o chip M3 tem a mesma duração máxima de bateria do modelo de 16″(seja com o chip M3 Pro ou o M3 Max): 22 horas. Quem optar pelo laptop menor com o chip M3 Pro, vale notar, terá que se contentar com uma autonomia 18 horas — que não é nada mau, é claro.

Todos os modelos de 14″ vêm com um carregador de 70W na caixa, possuem uma capacidade de 72,4Wh e suportam recarga rápida. O MacBook Pro de 16″, por outro lado, vem com um carregador de 140W e tem uma capacidade de 100Wh, além de também funcionar com carregamento rápido.


E aí, curtiram o MacBook Pro de 14″ com o chip M3 ou vão sentir saudades do MacBook Pro de 13″ com a boa e velha Touch Bar? 😜


Comprar MacBooks Pro de 14″ e 16″ de Apple Preço à vista: a partir de R$21.599,10
Preço parcelado: a partir de R$23.999,00 em até 12x
Cores: preto-espacial, cinza-espacial ou prateado
Chips: M3 (CPU de 8 núcleos; GPU de 10 núcleos), M3 Pro (CPU de 11 ou 12 núcleos; GPU de 14 ou 18 núcleos) ou M3 Max (CPU de 14 ou 16 núcleos; GPU de 30 ou 40 núcleos)
Memória: 8GB, 18GB, 36GB, 48GB, 64GB, 96GB ou 128GB
Armazenamento: 512GB, 1TB, 2TB, 4TB ou 8TB
Adaptador de energia: 70W, 96W ou 140W

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Notas de rodapé

  • 1
    Solid-state drive, ou unidade de estado sólido.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Eis as mudanças dos MacBooks Pro com chips M2 Pro/Max e M3 Pro/Max

Próx. Post

O que mudou no novo iMac de 24″ (M3) em relação ao modelo anterior?

Posts Relacionados