O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Intel apresenta chips de 22 nanômetros em seu fórum de desenvolvedores

Como parte dos eventos que formaram a abertura do Intel Developer Forum (IDF) 2009, a keynote de Paul Otellini, CEO da empresa, foi focada em diversos assuntos sobre o futuro da computação pessoal e o mercado de PCs. Um dos principais destaques da sua apresentação, no entanto, foi a revelação do primeiro grupo de chips produzidos em 22 nanômetros pela empresa.

Publicidade

Paul Otellini, CEO da Intel, com chips de 22 nanômetros

A chegada de tal tecnologia ao público pode representar um sinal de que a Intel realmente está acelerando a migração para 32 nanômetros ainda este ano, cujos primeiros processadores já estão em fabricação. O lançamento de ontem, por sua vez, ainda precisará evoluir muito para chegar até os consumidores, algo que deverá acontecer apenas em meados de 2011.

O produto do trabalho da empresa com 22 nanômetros é bastante promissor: em apenas um chip, estarão presentes quase três bilhões de transistores e cerca de 45,5MB de SRAM, com os menores componentes já produzidos para circuitos funcionais. Graças a uma nova tecnologia desenvolvida pela Intel para apresentar maior desempenho com menor consumo de energia, o funcionamento de componentes baseados nesse processo de fabricação não deverá ser comprometido pela temperatura de operação.

Publicidade

Antes de essa tecnologia começar a ser direcionada ao mercado de PCs, ainda veremos processadores baseados em 32 nanômetros dentro de outras duas plataformas: Westmere (que está em produção) e Sandy Bridge, que também foi revelada ontem e se destacará por incluir um núcleo acelerador gráfico integrado à própria CPU, reduzindo possíveis custos em componentes extras (como gráficos integrados da NVIDIA) e possibilitando o uso de aplicativos dedicados a tarefas gráficas com maior desempenho.

[Via: Electronista.]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

My Mac And Me: "Just PUSH and play!"

Próximo Artigo

Fala, Hagge! O Bicho da Maçã: Raios!

Posts Relacionados